Capítulo Brasileiro

da buildingSMART

A buildingSMART International é organizada na forma de Alianças Regionais (Chapters) representando um país ou grupo de países. Atualmente os capítulos existentes são: Australasia, Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), China, Países de Língua Francesa, Países de Língua Alemã (Alemanha, Áustria e Suiça), Países Ibéricos (Espanha e Portugal), Itália, Japão, Coreia, Canadá, Estados Unidos (BIMForum), Países Nórdicos (Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia), Cingapura, Reino Unido e Irlanda, Rússia, Turquia e Hong Kong. Em novembro/2009 foi lançado o capítulo do Oriente Médio e Norte da África (Emirados Árabes, Arábia Saudita, Quatar, Omã e Egito).

 

Os associados de um capítulo da buildingSMART têm uma série de benefícios incluindo acesso às melhores práticas a nível mundial, investimento compartilhado em pesquisa e promoção de mudanças em recursos humanos, processos e tecnologia. Além disso, desenvolvem o relacionamento com empresas com interesses semelhantes e facilita sua publicidade (através do website, newsletters, eventos).

 

O BIM Fórum Brasil tem como parte de sua estratégia de disseminação do OpenBIM, o desenvolvimento de ações para a criação de um Capítulo Brasileiro da buildingSMART.

Os associados de um capítulo da buildingSMART têm uma série de benefícios incluindo acesso às melhores práticas a nível mundial, investimento compartilhado em pesquisa e promoção de mudanças em recursos humanos, processos e tecnologia. Além disso, desenvolvem o relacionamento com empresas com interesses semelhantes e facilita sua publicidade (através do website, newsletters, eventos).O BIM Fórum Brasil tem como parte de sua estratégia de disseminação do OpenBIM, o desenvolvimento de ações para a criação de um Capítulo Brasileiro da buildingSMART.

 

 

Uma trajetória histórica

A criação do Capítulo Brasileiro já conta com uma trajetória de ações iniciadas no Terceiro Encontro sobre Tecnologia da Informação na Construção (TIC2007) organizado pela Associação Nacional de Tecnologia no Ambiente Construído (ANTAC) e com apoio da ABES e SOFTEX. Na ocasião, foi promovido uma jornada de reuniões com um a delegação de integrantes da buildingSMART International com empresários, representantes de governo e pesquisadores brasileiros.

Em 2008 a partir de esforços de grupo reunido em São Paulo (DECONCI/FIESP, ABDI e MDIC), foi possível formular e promulgar pela primeira vez um Programa de Desenvolvimento e Produtividade (PDP0 para o setor da Construção no âmbito do MDIC. Dentre as sete ações deste PDP, estavam incluídas ações específicas sobre BIM.

Em 2015 e 2016 a ABDI liderou esforços específicos para a criação do Capítulo Brasileiro da buildingSMART.

Em 2018 foi decretada a Estratégia BIM.BR (Decreto 9377 de 17.05.2018, reeditado como Decreto 9983 de 22.08.2019) que tem no momento atual a reiteração da importância da adoção e disseminação do BIM com o Decreto 10306 de 02.04.2020 sobre uso do BIM no âmbito do Governo Federal e Programas Piloto.Em 2018 e 2019, a organização do BIM Fórum Brasil que tem como uma de suas ações estratégicas a realização de esforços para a viabilização do Capítulo Brasileiro de OpenBIM.