1º Seminário dos Grupos de Trabalho do BIM Fórum Brasil

Atualizado: 2 de dez. de 2021


Créditos: Acervo BFB


No dia 26 de novembro, aconteceu o 1º Seminário dos Grupos de Trabalho do BIM Fórum Brasil. Objetivo da agenda foi explanar para toda a comunidade BFB (aberto aos funcionários das empresas associadas, não somente aos representantes diretos) os produtos e expectativas de contribuição dos Grupos de Trabalho (GT’s) em andamento.


Regina Ruschel, Coordenadora Geral do Comitê Científico e Técnico - CCT, abriu o encontro demonstrando sua satisfação de poder compartilhar os avanços dos GT’s na oportunidade. Fernanda Machado, Vice-coordenadora Geral do CCT, apoiou na condução do Seminário.


Os trabalhos apresentados foram dos GT’s:


✓GT 1: “Proposição e estruturação do Chapter buildingSMART brasileiro” tem como objetivo estruturar o Chapter (capítulo) brasileiro da buildingSMART (BSI) e, assim, ampliar a representatividade brasileira em BIM a nível global, participar ativamente nos desenvolvimentos da BSI, divulgar as melhores práticas openBIM e contribuir para a qualificação da cadeia produtiva.

✓ GT 2: “BIM Fórum Explica” tem como objetivo esclarecer conceitos da Modelagem da Informação da Construção incompreendidos pelo mercado brasileiro, através de uma série de vídeos curtos com os temas: BIM Mandates, BEPs, LoD, IFC, dimensões ou usos do BIM, gestão de custos e extração de quantidades.

✓ GT 3: “Caracterização da difusão de tecnologias e práticas digitais no setor da construção brasileiro” tem como objetivo avaliar a maturidade digital do setor da construção brasileiro com especial ênfase em BIM, em parceria com o CONFEA. O conhecimento gerado poderá servir de suporte para ações que irão promover e apoiar assertivamente o processo de transformação digital em geral e de BIM em específico no Brasil.

✓ GT 4: “Diretrizes para incorporação do BIM em editais e contratos” busca esclarecer sobre o que incluir em contratos e licitações com requisitos associados ao BIM, para garantir entregas coerentes. O resultado esperado são guias orientativos.

Após a apresentação dos representantes dos Grupos, os associados puderam tirar suas dúvidas e dar suas sugestões.

O BFB estuda a possibilidade de fazer um Seminário aberto para apresentar os trabalhos e resultados à toda comunidade.

Todas as publicações e outros conteúdos técnicos produzidos pelos GT’s, ao final dos trabalhos, serão disponibilizados gratuitamente pelo BFB.