Ações para a implementação do BIM no sul do país

Atualizado: 9 de set. de 2021


Créditos: Acervo BIM Fórum


Os Estados de Santa Catarina e Paraná foram pioneiros na elaboração de planos de implementação BIM governamentais e a curva de aprendizagem dos processos desenvolvidos é importante para a evolução de outros Estados que integram o consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud).


Santa Catarina em 2014 iniciou essa jornada com a criação do LABIM, laboratório voltado para a criação de cadernos de encargos, de especificação de projetos e de editais. Foi uma iniciativa do Engenheiro Rafael Fernandes, servidor do estado e hoje também integrante do Conselho do BIM Fórum Brasil e que passou a integrar em 2019 a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade. As metas para 2021 no âmbito da Secretaria de Infraestrutura englobam a padronização dos processos de trabalho utilizando ferramentas e fluxos BIM; capacitação de uma fiscalização técnica especialista em BIM; início de pilotos de trabalho para teste dos novos fluxos, elaboração de Caderno Técnico orientativo para fiscalização em BIM.


Marco importante da evolução dos trabalhos em Santa Catarina foi o Decreto 1.370 de 13 de julho de 2021 que institui a Estratégia Estadual de Implantação e Disseminação do Building Information Modelling no Estado (Estratégia BIM SC) e o Comitê Técnico da Estratégia BIM SC (CT-BIM SC).


O Paraná iniciou em 2014, na Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, no Departamento de Gestão da Inovação para Planos, Projetos e Obras, um trabalho para promover ações de melhoria na gestão de projetos e obras. O coração deste trabalho, o LABIM, foi criado para desenvolver estudos e pesquisas com ênfase em BIM para a área pública, englobando Edificações e Infraestrutura rodoviária. Contribuindo para este trabalho foi criada a “REDE BIM GOV SUL”, estreitando a relação com os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul para troca de experiências na área. No final de 2018, com a procura da Secretaria por outros órgãos públicos interessados em implementar o BIM, resolveram pensar uma Estratégia BIM PR para promover o fomento na esfera pública estadual.


Em 2019 a Estratégia BIM PR foi então instituída pelo Decreto Estadual 3.080/2019 e teve como base a Estratégia BIM BR. Hoje, os órgãos públicos estão trabalhando de forma distinta a implantação e elaboraram seus planos institucionais em função de suas peculiaridades, mas quatro temas estão sendo discutidos de forma integrada: a minuta de Decreto para adoção BIM que deverá regulamentar a contratação de projetos BIM; o Roadmap Estadual que irá prever a implantação gradual no estado até 2026; a proposta de infraestrutura de TI para o Estado e um Ambiente Comum de Dados (ACD).


As estratégias dos Estados e as do Cosud para a implementação do BIM podem ser conferidas no canal do YouTube do BIM Fórum Brasil, nas apresentações das coordenadoras da Câmara Temática BIM do Cosud, as arquitetas Lorreine Vaccari e Lauren Salla. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=yC7HLQwqmVc&t=1285s