A transformação digital da indústria da construção começa com a adoção do BIM

Atualizado: 9 de set. de 2021


Foto: Acervo BIM Fórum Brasil


O Evento Smart.Con Construction, nos seus dois dias de programação (6 e 7 de julho), traz em debate as últimas tendências, soluções e casos interessantes sobre o futuro da construção. O presidente do BIM Fórum Brasil, Wilton Catelani, participou do Painel de abertura do evento e trouxe suas percepções:


“Participando do painel de abertura, tive a chance de assistir a excelente apresentação do Secretário Nacional de Transportes Terrestres, Sr. Marcello da Costa Vieira, que representando o Ministro Tarcísio de Freitas, nos apresentou a estratégia do Ministério da Infraestruturas (MInfra) para os próximos anos. Em resumo, ainda há muito a fazer, mas é fácil perceber que temos boas cabeças conduzindo esse assunto que é vital para o nosso país. A participação do Guilherme Corrêa, representando o Ministro da Ciências, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTI), apresentou claras oportunidades para a inclusão da indústria da construção nas iniciativas já lideradas pelo Ministério, que são muitas e já estão evoluindo de maneira significativa. No debate realizado, que contou com a participação de Íria Doniak (ABCIC) e Rodrigo Navarro (ABRAMAT), acredito que conseguimos listar e discutir tanto os principais desafios quanto as oportunidades mais significativas que a transformação digital representa para a indústria da construção”.


Segundo Catelani, houve um ponto central de consenso no debate:


“A transformação digital da indústria da construção começa com a adoção do BIM e não há como se definir um ‘término’ para ela. O foco está na ‘informação’, que precisa ser classificada e codificada para que possa ser ‘entendida’ e ‘reutilizada’ por máquinas, por softwares e não apenas por seres humanos.”


Os dois dias de evento, apoiados nos pilares da Engenharia, Infraestrutura, Real Estate e Locação de Equipamentos, trouxeram na programação temas como Construção inteligente, Engenharia 4.0, Novas ferramentas para o desenvolvimento imobiliário, Inovação na construção de Parque, Industrialização da construção, Realidade virtual, IoT, entre outros. Com o objetivo da disseminação do conhecimento e troca de informações, além da ampliação do networking no mercado da construção.


“Num período especialmente desafiador como o que estamos atravessando agora por causa da pandemia do COVID 19, a Smart.Con de 2021 foi pensada e estruturada de maneira interessante e agradável, tanto para os palestrantes quanto para o público. Gostaria de reconhecer o trabalho da SOBRATEMA e enviar meus cumprimentos ao atual presidente da entidade, Sr. Afonso Mamede” complementa Wilton Catelani.


Mais informações sobre o evento no link: https://www.exposmartcon.com.br/pt/.

Para acompanhar os principais eventos e notícias do mundo BIM, acesse o site do BIM Fórum Brasil (www.bimforum.org.br) e se inscreva para receber as informações por e-mail.