top of page

Associados do BFB conhecem o planejamento estratégico da buildingSMART Brasil


Crédito: divulgação


Na tarde de ontem (19.03), aconteceu a primeira reunião para associados da buildingSMART Brasil (bSBR), onde foram apresentados o funcionamento da organização, suas metas e como cada um pode contribuir. O evento foi conduzido pelos conselheiros do BFB e coordenadores da bSBR, Gustavo Carezzato e Sergio Scheer, que destacaram os esforços para fomentar a eficiência do setor AEC através de normas abertas de interoperabilidade em BIM.


Iniciando os trabalhos, Carezzato contou sobre a trajetória que levou à concretização do capítulo brasileiro da buildingSMART, destacando o compromisso do BFB em criar uma jornada de colaboração e desenvolvimento do setor. Na sequência, falou das primeiras ações da bSBR, incluindo a participação em evento da bSI e a organização para participação em domínios da organização internacional.


Sobre os eventos, Sergio Scheer falou sobre a recente participação de membros do BFB no Summit da buildingSMART International, que aconteceu em Valência, na Espanha. “Os eventos são importantes e valem a pena ser prestigiados, pois os debates mostram o que está acontecendo na ponta do conhecimento, no que tange às questões de padrões e soluções tecnológicas que a buildingSMART coloca à disposição, além dos trabalhos técnicos dos domains”, disse ele. 


A estrutura organizacional da bSBR também foi apresentada, com destaque para os "domains" (áreas de interesse) que serão trabalhados, como construção, infraestrutura, transportes e outros. Neste sentido, foi explicado que uma diretoria técnica será criada para cada um dos domains, com um líder designado para representar os interesses nacionais. Carezzato convocou os participantes a se manifestarem caso tenham vontade de liderar alguma dessas áreas específicas


Além disso, foi anunciada a iniciativa de certificação profissional (PCERT), com a bSBR trabalhando na tradução do conteúdo e na adaptação do exame de certificação para o português, visando aumentar o acesso e a participação dos profissionais brasileiros.


Em outro momento, os associados Marcus Vinicius Granadeiro e Carlos Dias compartilharam suas experiências em eventos anteriores da bSBR, destacando a relevância da participação ativa dos associados nessas oportunidades de atualização e networking.


Outras ações desenvolvidas pela bSBR, incluindo comunicação, desenvolvimento de site, participação em eventos e chamamento de voluntários foram destacadas como passos importantes para o fortalecimento da organização.


A primeira reunião online da buildingSMART Brasil foi concluída com sucesso. Um grupo de Whatsapp foi criado para troca de informações entre os participantes, o qual pode ser acessado por este link. Ao longo dos próximos meses, novas reuniões serão agendadas para acompanhamento da evolução das ações da bSBR. 


 


Comments


bottom of page