A transformação digital da AEGEA: da estruturação dos dados ao uso de Gêmeos Digitais

Atualizado: 13 de set. de 2021


Créditos: Acervo BIM Fórum Brasil


O evento realizado ontem, 31 de agosto, pelo BIM Fórum Brasil, apresentou o Programa Infra Inteligente da AEGEA, onde a gestão de ativos com o uso de Gêmeos Digitais com aumento da eficiência operacional foram destaques do caso de sucesso.


Trazer esse exemplo de sucesso apresentando parte da “jornada” da transformação digital da AEGEA - empresa privada na área de Saneamento - e mostrar os ganhos efetivos da integração das informações de modelos BIM com outros sistemas, inclusive instalação de sensores e coleta de dados em tempo real para suportar as tomadas de decisão e a gestão é de fundamental importância para que outras empresas se espelhem e se movimentem nessa direção, comenta Rogério Suzuki, membro do Conselho Administrativo Interino do BFB e moderador do evento.


Osmar Rosa, Cofundador e idealizador do Programa Infra Inteligente da AEGEA, trouxe importante reflexão sobre a Gestão de Ativos: “Ativos Físicos envolvem Ativos humanos, Ativos informacionais (BIM), Ativos Financeiros e Intangíveis. O Ativo informacional bem construído, utilizando a tecnologia BIM, como uma estrutura e uma espinha dorsal muito bem concebida, instrumentaliza o tripé entre o humano, o físico e o informacional, de forma que os padrões passam a dar sustentabilidade para as tomadas de decisão e para a gestão da companhia. A ausência de informações causa impactos diretos nos ativos intangíveis: imagem, saúde, segurança, reputação, qualidade, prazo. Tudo isso que pode ser percebido do portão para fora de uma companhia, é na verdade consequência de um desequilíbrio ou de um bom equilíbrio deste tripé de sustentação; que acabam impactando os resultados financeiros da empresa”.


Na trajetória da transformação digital da AEGEA os palestrantes e debatedores destacaram algumas etapas preliminares e estruturantes que exigem disciplina e controle da ´ansiedade´ porque não geram modelos nem tampouco resultados ´visuais´ mas que são vitais em qualquer implantação BIM mais ambicionas: mapeamento dos processos, transformação de história em informações históricas disponíveis, acessíveis e reutilizáveisl, categorização e codificação padronizada dos ativos, coleta de informações em campo (aéreas e terrestres) de acordo com os padrões preestabelecidos.


Wagner Carvalho, Líder do Programa Infra Inteligente da AEGEA, explicou que como operadores de sistemas de saneamento, a utilização do BIM na empresa inicia com a captura da realidade em contexto, passa pelo desenvolvimento do projeto, e pela gestão da construção e inclui a coleta de informações e análise de resultados na fase operacional, onde utilizam Gêmeos Digitais para a estruturação de informações, inclusive aquelas fornecidas por sensores instalados em equipamentos críticos. E sobre a utilização das informações nas plataformas tecnológicas comenta: “Ao reproduzir os sistemas físico de saneamento em seus Gêmeos Digitais, o Infra Inteligente permite que os times da AEGEA realizem análises, simulações e interações, através de visitas virtuais nos diferentes endereços que constituem os sistemas de água e esgoto geridos pela AEGEA, em diferentes regiões do país, prevenindo problemas, estruturando e facilitando a tomada de decisões para otimizar o uso recursos e a realização de serviços”.


Sobre o evento e as trocas realizadas com os participantes durante o debate, os palestrantes complementam:


Wagner Carvalho: “Imensa satisfação profissional de encontrar hoje no BIM Fórum Brasil tantos entusiastas nesta jornada desafiadora de transformação digital dos gestão dos ativos de infraestrutura. Foi um prazer compartilhar um pouco das nossas experiências técnicas e barreiras culturais superadas nestes últimos 4 anos do Programa Infra Inteligente.”


Osmar Rosa: "O uso adequado das tecnologias disponíveis já é suficiente para atingir níveis de gestão nunca antes alcançados. Colaboração em ambiente gradativamente provido de transformação cultural abre um caminho de progresso permanente e sustentável para empresas de qualquer segmento. Processos, Ferramentas e Pessoas engajadas no suporte do ativo informacional, esta é a chave de sucesso para implementação virtuosa da metodologia BIM! Coragem, é você quem pode iniciar esta jornada e transformar a realidade de muitas empresas e pessoas!"


O evento está disponível no canal do YouTube do BFB. Assista em:

www.youtube.com/c/BIMForumBrasil/