top of page

BFB completa três anos e consolida sua missão de difundir o BIM e transformar a Construção Civil


Créditos: BFB


O mês de julho é especial para o BIM Fórum Brasil. Há três anos, no dia 1º, lideranças interessadas na disseminação do conceito e prática da Modelagem da Informação da Construção (BIM) se reuniram para unir esforços e desenvolver projetos e iniciativas voltados para a prática BIM.


Consolidava-se, ali, a fundação do BIM Fórum Brasil, uma iniciativa pioneira, com a visão de criar um ambiente colaborativo para reunir profissionais, empresas e instituições comprometidas com a adoção do BIM. Sua missão é fomentar o desenvolvimento e a aplicação de metodologias BIM, capacitando o setor da construção para enfrentar os desafios da era digital.


Ao longo desses três anos, o BIM Fórum Brasil tem se destacado como um espaço de troca de conhecimento, networking e desenvolvimento de melhores práticas em BIM. Por meio de eventos, workshops e grupos de trabalho, a entidade tem se empenhado em difundir os benefícios do BIM, desde a concepção do projeto até a fase de operação e manutenção.


"Estamos orgulhosos de celebrar mais um ano de trabalho dedicado à disseminação do BIM no Brasil. Acreditamos que a tecnologia e a colaboração são fundamentais para a evolução da indústria da construção. O BIM Fórum Brasil tem sido um catalisador dessa transformação, unindo profissionais, empresas e instituições para promover o avanço do setor. Nosso compromisso é com a excelência e a inovação”, destaca Rodrigo Koerich, presidente do BFB.


O desenvolvimento do BFB, nos últimos três anos, também é destacado pelo seu fundador e vice-presidente, Humberto Farina. “A grandeza que o BFB alcançou é admirável. É um exemplo de que, ao reunirmos esforços de pessoas competentes, mas principalmente, perseverantes, apaixonadas e autênticas, é possível transformar ideias em ações e resultados. É muito satisfatório fazer parte de algo em que percebemos esta construção”, diz ele, que também faz parte do conselho administrativo do BFB. “Queremos que este trabalho continue e tenha um papel marcante para o futuro da Construção Civil no nosso país”, acrescenta.


Participante desta jornada BIM, o conselheiro administrativo, Erik Santos, orgulha-se de participar do BFB. “Junto com os mais de 80 associados, estamos conquistando a notoriedade esperada e realizando feitos importantes para a indústria AEC. Orgulho-me, especialmente, de ter liderado o evento internacional BIM Fórum Conference neste ano, que foi apenas o começo de grandes iniciativas que virão nos próximos anos”, ressalta ele.


A promoção da transformação digital é outro pilar de atuação do BFB e o conselheiro administrativo, Dudu Ribeiro, ressalta que “a adoção de BIM no Brasil pelo setor público e privado vem apresentando grandes desafios, a cada dia, mas o BFB, ao longo destes três anos, vem buscando formas sólidas, com suas iniciativas e ações, para que o setor AEC ingresse de fato na transformação digital de maneira sustentável”.


No rol de ações, muitas conquistas. O BIM Fórum Brasil participou de missões técnicas para troca de experiências, fez acordos de cooperação com entidades que também pensam no futuro do BIM, realizou pesquisas para entender o cenário construtivo brasileiro e o grau de digitalização das empresas, promoveu webinários para debate sobre temas caros ao BIM, lançou o primeiro volume de uma coletânea "Guias de Contratação BIM”, promoveu o mega evento BIM Fórum Conference, lançou o Prêmio BIM Fórum Brasil de boas práticas e, para fechar com chave de ouro, em junho, juntou-se a buildingSMART International, capitaneando o Chapter brasileiro.


Sobre o futuro, vem muito mais por aí e Koerich é afirmativo: “Estamos empolgados com as oportunidades que se apresentam. O BIM está se tornando cada vez mais essencial para a competitividade das empresas e para a entrega de projetos de alto nível. Continuaremos trabalhando para promover a cultura BIM e ajudar a indústria da construção a se adaptar às demandas do mundo moderno”, diz ele.


Neste marco de três anos, o BFB vem renovando e aperfeiçoando seu compromisso com a digitalização da construção. O olhar agora é para os desafios e conquistas que vem pela frente. “Continuaremos a desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento sustentável do setor da construção”, conclui Koerich.


Comments


bottom of page