top of page

BFB debate a transformação digital durante a SOEA

Atualizado: 10 de ago. de 2023

Créditos: SOEA


O presidente do BIM Fórum Brasil, Rodrigo Koerich, participou, no dia 09 de agosto, da palestra "BIM: O Futuro da Construção", que fez parte da 78ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (SOEA), evento do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizada em Gramado (RS). Na pauta geral, a criação e o gerenciamento de projetos de edificações e infraestrutura com a utilização do BIM.


Iniciando os trabalhos, o engenheiro Rodrigo Ferreira Senra, diretor da BIM Academy, falou sobre Ambiente Comum de Dados para Implementação do BIM, conceituando a ferramenta e traçando uma linha comparativa com o CAD, ferramenta anterior utilizada para fins semelhantes.


Senra apontou as possibilidades de utilização do BIM em obras do poder público e seus aspectos legais, com um panorama da legislação associada à ferramenta, em especial o Decreto 10.306/2020 e Nova Lei de Licitação 14.133/2021. “A literatura nos aponta que a utilização do BIM proporciona a melhoria de 10% de produtividade, reduz em até 40% o tempo de planejamento e também proporciona economia de tempo na fase de orçamentação, reduzindo, significativamente, os custos de obras públicas”, avaliou ele.

Em seguida, Késia Alves da Silva, engenheira e diretora da Conexão BIM, narrou sua experiência com BIM em obras da Prefeitura de Florianópolis e em escolas públicas, apresentando os cases de sucesso. “Para o gestor público, com o uso do BIM, é possível mostrar, detalhadamente, como o dinheiro do contribuinte está sendo investido e exatamente onde está sendo utilizado”, frisou a profissional.

Késia também pontuou outros casos bem-sucedidos de uso do BIM pelo poder público e a contribuição do Crea-SC, detalhando como deve ser um plano de implementação BIM. “Esta é uma ferramenta que pode transformar nosso país, pois otimiza as obras públicas e diminui a corrupção, ao fornecer controle total de planejamento e gastos”, vislumbrou.

Encerrando o evento, o presidente do BFB, Rodrigo Koerich, falou sobre a atuação do BIM na transformação digital da Construção Civil. Segundo ele, com o BIM, que promove a informação agregada, desde a concepção até a fase de manutenção pós-obra, os ativos de projeto e construção são transformados em um Empreendimento Vivo, o que se configura como o próximo passo para a transformação digital do setor. “O BIM faz a conexão de todas as etapas do projeto de obra, por meio da gestão digital, colocando o empreendimento no centro da estratégia, e não suas fases”, afirmou ele.

Concluindo, destacou que o Empreendimento Vivo é uma mudança radical e que, para transpor as barreiras, é preciso pensar em capacitação. "Para tornar esse paradigma uma realidade, é necessário capacitar profissionais, sensibilizar demandantes, utilizar tecnologias convergentes e promover jornadas de transformação”, pontuou.

A 78ª SOEA foi moderada pelo conselheiro federal, engenheiro Daltro Pereira, e teve a presença do presidente do Crea-SC, o engenheiro Carlos Alberto Kita Xavier.

Com informações do site da SOEA


Comments


bottom of page