top of page

BFB e BIMcollab debatem o padrão IDS e suas contribuições para o futuro da troca de dados


Crédito: Divulgação


Na manhã de ontem (31), o BIM Fórum Brasil realizou um webinar conjunto com a BIMcollab, para o debate sobre o futuro da troca de dados com o uso do padrão IDS. Mediado pelo conselheiro do BFB, Dudu Ribeiro, a convidada foi Gabriela Rocha, especialista em BIM, que falou sobre compartilhamento de informações, impulsionamento de fluxos de trabalho e colaboração.

Iniciando sua apresentação, Gabriela compartilhou sua perspectiva sobre a transformação digital no âmbito da construção, enfatizando que essa mudança envolve não apenas a adoção de tecnologias avançadas, mas também uma mudança cultural e organizacional. Também destacou que a otimização de processos visa não apenas a melhoria da eficiência, mas também a agilidade e a competitividade das empresas. “Nesse contexto, o BIM desempenha um papel central, indo além dos modelos 3D e oferecendo uma abordagem colaborativa e eficiente”, afirmou ela.

Na sequência, a especialista da BIMcollab explorou a dinâmica de utilização da Especificação de Entrega de Informações (IDS), explicando ser um conjunto de padrões que define a forma como as informações devem ser estruturadas e entregues. “O IDS estabelece diretrizes para requisitos, formatação, nomenclatura, codificação e outros elementos essenciais para a padronização das informações”, disse ela, ilustrando a aplicação prática do IDS, com exemplos concretos.

Gabriela também discorreu sobre o desafio na indústria da construção de buscar maior centralização das informações, para facilitar uma colaboração eficaz. “O IDS surge como uma solução para esse problema, proporcionando clareza, agilidade e padronização na troca de informações. Com ênfase na colaboração e no compartilhamento, o IDS incentiva equipes a atuarem de maneira integrada, valorizando a entrega de informações de forma eficaz e alinhada com as necessidades do projeto”, concluiu.

Fechando o webinar, Dudu ressaltou a importância da troca de dados para o desenvolvimento pleno do BIM. “O BIM vai além da modelagem 3D. A troca eficiente de informações é crucial para aproveitar todo o potencial que essa metodologia oferece”, frisou o conselheiro.

O webinar do BIM Fórum Brasil em parceria com a BIMcollab trouxe à tona a importância do IDS para o futuro da troca de dados no universo BIM. A colaboração, a padronização e a agilidade promovidas pelo IDS têm o potencial de revolucionar a forma como os profissionais da construção interagem com os dados em seus projetos, impulsionando o setor em direção a novos patamares de excelência e inovação.


Para assistir a íntegra do webinar, clique aqui.


bottom of page