top of page

BFB inicia estruturação do buildingSMART Brasil


Crédito: Divulgação


Na última sexta-feira (29.09), foi iniciada a jornada rumo à estruturação da buildingSMART Brasil, em uma reunião conduzida pelo presidente do BFB, Rodrigo Koerich, com a participação dos associados. Na pauta, um raio-x do trabalho desenvolvido pela buildingSMART Internacional e os benefícios e desafios para o capítulo brasileiro.


Koerich iniciou compartilhando uma visão abrangente sobre a buildingSMART Internacional, destacando sua missão de padronizar processos e fluxos de trabalho para openBIM, o que, segundo ele, está alinhado com a Estratégia BIM BR do Brasil, que também preconiza o uso de padrões neutros de interoperabilidade. A entidade internacional não só capacita a comunidade por meio de serviços e certificações profissionais, mas também proporciona um ambiente de discussão e colaboração em nove domínios específicos, incluindo aeroportos, edificações e produtos de construção.


Para que a buildingSMART Brasil tome fôlego, Koerich afirmou que há o desafio de sensibilizar o mercado e promover a participação ativa dos interessados. “A relação complementar entre o BIM Fórum Brasil e a buildingSMART Brasil busca fortalecer o país na vanguarda da padronização”, disse ele.


A acessibilidade aos recursos e conhecimentos globais, sem os altos custos associados à adesão ao capítulo internacional, representa um significativo benefício para os participantes brasileiros. Diante desse panorama, é evidente que a união entre essas entidades projeta um futuro promissor para a disseminação do BIM no Brasil e sua integração com os padrões globais de eficiência e qualidade.


O esforço agora é direcionar essa estruturação do capítulo brasileiro, que exige a elaboração de aspectos técnicos, de governança, receita e marketing. A formalização e estruturação do capítulo, a definição dos domínios onde atuar, a captação de novos membros e de patrocínios e a articulação de parcerias são etapas fundamentais a serem enfrentadas.


A jornada rumo à plena implementação do buildingSMART Brasil requer engajamento, colaboração e uma visão estratégica. Conscientizar sobre a importância dessa iniciativa é apenas o primeiro passo. A consolidação e a expansão de sua influência exigirão um esforço contínuo e coordenado.


Com a indústria da construção entrando em uma nova era digital, o buildingSMART Brasil se apresenta como um pilar importante na construção de um futuro onde a inovação e a padronização andam de mãos dadas para promover a excelência no setor.








bottom of page