top of page

BFB lança oficialmente a buildingSMART Brasil


Crédito: Sinaenco


O lançamento oficial da buildingSMART Brasil aconteceu na última quinta-feira (23), encerrando o Seminário Era BIM, organizado pela Sinaenco, em São Paulo. Com a presença de membros da diretoria do BIM Fórum Brasil (BFB), o evento não só delineou a estrutura e objetivos dessa iniciativa no país, como também enfatizou o impacto transformador que ela promete trazer para a indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC).


Iniciando o lançamento, o presidente do BFB, Rodrigo Koerich, explicou o propósito da buildingSMART como órgão mundial que impulsiona a transformação digital na indústria de ativos construídos, tendo como essência a criação e adoção de padrões abertos e internacionais, buscando aprimoramentos por meio de infraestruturas e edifícios.


Na sequência, deixou clara a estrutura e elencou os objetivos da buildingSMART Brasil (bS.BR), reiterando seu papel de fomentar a eficiência na área AEC no país, promovendo o uso de normas abertas de interoperabilidade em BIM. Este capítulo brasileiro, resultado do trabalho realizado pelo BIM Fórum Brasil, está intrinsecamente ligado à buildingSMART International.


“Estamos entusiasmados com este lançamento, que é um momento marcante para a indústria de construção no país, onde a colaboração e a adoção de padrões abertos serão fundamentais para impulsionar a transformação digital no setor. A buildingSMART Brasil trará um novo paradigma de eficiência, inovação e excelência para nossa indústria”, destacou Koerich.


Em relação às primeiras ações da buildingSMART Brasil, elencou que, com a estruturação da bS.BR, está sendo realizado o chamamento de pessoas interessadas em desenvolver as próximas demandas, assim como está sendo alinhada a certificação profissional, entre outras medidas. Essas iniciativas visam estabelecer uma base sólida para a construção do futuro do setor.


Outro destaque do evento foi a explicação detalhada sobre a importância estratégica da buildingSMART, ressaltando os benefícios para seus membros. Ao associar-se à bSI, empresas, instituições e profissionais individuais têm acesso a uma rede global, oportunidades de liderança na definição de padrões do setor e vantagens competitivas, com acesso a novas tecnologias, aprendizado contínuo, fortalecimento de suas entidades e ampliação de networking global.


O evento também esclareceu o processo de associação à buildingSMART Brasil, abrindo oportunidades para a contribuição dos interessados para a revolução digital na indústria de construção. As empresas já associadas ao BIM Fórum Brasil têm como um de seus benefícios a participação de forma automática na buildingSMART Brasil. E, a partir da sua criação, pessoas físicas também podem se associar ao BIM Fórum Brasil para, diretamente, participar das atividades.


O lançamento oficial da buildingSMART Brasil marcou mais um passo importante da jornada da indústria de construção no país, prometendo uma era de colaboração, inovação e eficiência por meio da adoção de padrões abertos e da transformação digital na AEC. Com a promessa de capacitar seus membros para moldar o futuro da indústria, certamente será um catalisador de mudanças significativas no setor.


Também participaram do lançamento da buildingSMART Brasil os conselheiros do BFB Sergio Scheer, Stefania Dimitrov, Eduardo Toledo, Rogério Suzuki e Dudu Ribeiro, além do associado Carlos Dias.







bottom of page