BFB leva debate sobre desafios e tendências em inovação na construção, em evento da Oracle

Crédito: Divulgação
No último dia 24, Stefania Dimitrov, conselheira do BIM Fórum Brasil, participou, a convite da Oracle, do evento “Insight Session: Inovação Tecnológica em Construção e Engenharia”, que aconteceu em São Paulo. Na ocasião, abordou as principais tendências e desafios relacionados à inovação e falou sobre como as tecnologias emergentes estão moldando o futuro do setor.
Em sua participação, Stefania iniciou os trabalhos apresentando o BIM Fórum Brasil, mostrando a missão, ação e entregas da entidade. Na sequência, explorou uma série de tendências tecnológicas que estão transformando a indústria, incluindo a adoção crescente do BIM, construção modular, inteligência artificial, realidade aumentada e virtual, materiais sustentáveis, construção e impressão 3D e energias renováveis. Segundo ela, essas ferramentas estão moldando não só a forma como os projetos são criados e executados, mas também como são mantidos e operados a longo prazo.
Outro ponto de destaque foram os desafios que o setor da construção precisa superar para que essa evolução tecnológica seja uma realidade. Stefania citou os custos iniciais elevados, a resistência à mudança por parte dos profissionais do setor, as questões regulatórias e de normas que variam entre os países, a necessidade de integrar diversas tecnologias, a importância do treinamento e a capacitação de profissionais, como alguns dos principais gargalos que precisam ser trabalhados pelas empresas.
Finalizando, a conselheira do BFB, que é especialista em BIM na Sondotécnica Engenharia, destacou que, embora existam desafios a serem superados, as tendências emergentes e a inovação tecnológica precisam ser vistas como oportunidades para melhorar a eficiência, a sustentabilidade e a qualidade na indústria da construção.
O evento da Oracle também teve a participação de Lucas Garcia, da Eneva, empresa brasileira integrada de energia, e dos representantes da empresa anfitriã, Bruno Mega e Natália Megatti, que complementaram o debate. Foi um espaço para se atualizar quanto às principais tendências e inovações tecnológicas no setor AEC.