Trimble e BFB realizam evento Construção Modular e Soluções Construtivas Ágeis: Caso Brasil ao Cubo


Créditos: Acervo BFB


O BIM Fórum Brasil promoveu em novembro, no dia 25, um evento em parceria com a Trimble que trouxe o caso da Brasil ao Cubo, com foco em construção modular e soluções construtivas ágeis. O Vice-presidente do BFB, Sérgio Scheer, e o LATAM Customer Experience da Trimble, Tiago Ricotta, comandaram o encontro que teve como convidada Claudia Mateus, Cofundadora e Gerente de Arquitetura na Brasil ao Cubo (BR3), apresentando a trajetória da empresa e casos de sucesso.

Claudia Mateus trouxe, primeiramente, o caso do Hospital Municipal Dr. Moysés Deutsch, construído em 2020 para atender demanda da Pandemia da Covid-19, com o prazo de 33 dias para entrega. Em 3 dias o projeto já estava pronto e aprovado e no quarto dia a Gerdau, sócia da empresa, já entregava todo material para a estrutura metálica. No quinto dia a obra começou e ao final dos 33 dias o hospital já estava entregue e mobiliado, pronto para ser utilizado pelos moradores da cidade de São Paulo - SP. Cláudia detalhou a Metodologia de trabalho utilizada pela BR3. A arquitetura é feita no SketchUp e através de um plugin, onde estão todos os módulos já parametrizados, eles fazem os lançamentos conforme a necessidade do terreno e de como vai ser a utilização do projeto, adequando a arquitetura ao solicitado pelo cliente. Outra parte fundamental da metodologia é o trabalho colaborativo que acontece de forma simultânea, com a equipe focada em módulos diferentes, que possibilita grande agilidade. Em conjunto com a colaboração entre as demais disciplinas, são compatibilizadas todas as interferências através do Trimble Connect onde são feitos os apontamentos e correções instantaneamente. O cálculo da estrutura é feito no Tekla, software também da Trimble. Tiago Ricotta, expôs sobre a evolução do processo de desenvolvimento da metodologia na Brasil ao Cubo através do Programa Orbitar da Trimble, que auxilia a experiência do cliente. Foram citados outros casos da BR3 que mostram como a industrialização tem ganhado espaço na construção civil, com qualidade, agilidade e atendendo várias necessidades. Exemplo é o caso vencedor do Prêmio Produtividade da ABRAINC, edifício Level de oito pavimentos da Brasil ao Cubo. Para conhecer o caso de sucesso do edifício Level e conferir tudo que aconteceu no evento, acesse o YouTube do BIM Fórum Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=LBsK_ttHsaw


Créditos: Acervo BFB


Sérgio Scheer, ao final da apresentação, lembrou que o governo tem tratado com grande interesse o tema industrialização e que espera que no final deste ano ou início do ano que vem o projeto Construa Brasil possa divulgar alguns trabalhos que foram realizados e que endereçam os problemas da industrialização e da construção modular, como tributação, aberturas de licitações que privilegiem estas soluções e as questões de financiamento. Em seguida Sérgio conduziu o debate que teve a participação do público.