BIM de NORTE a SUL no 3° BIM CREA-SC


Créditos: Acervo CREA-SC


Nos dias 10 e 11 de novembro, no Oceania Convention Center, Florianópolis - SC, aconteceu a terceira edição do Congresso BIM CREA-SC, com a organização da Conexão BIM e o patrocínio principal do CREA-SC. O tema desta edição foi “BIM de NORTE a SUL” e trouxe os principais cases de cada região do país. O Vice-Presidente do BIM Fórum Brasil, Sérgio Scheer e o Conselheiro Interino do BFB, Rafael Fernandes, participaram do Painel da Região Sul, a Coordenadora do Comitê Científico Técnico do BFB, Regina Ruschel, trouxe os principais cases da Região Sudeste. No Painel da Região Sul, Sérgio Scheer trouxe um caso de uso de BIM com múltiplas facetas posto que foram apresentadas as ações iniciadas em 2018 da implantação do BIM na Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) da Força Aérea Brasileira (FAB) que contratou o apoio-consultoria do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil no Paraná (IST), com transferência de conhecimento para implantação de BIM. Na etapa de projeto foi desenvolvido o Projeto Piloto integralmente em BIM (3D 4D 5D) da nova Torre de Controle (TWR) do Aeroporto do Bacacheri em Curitiba (PR). Em paralelo, a CISCEA elaborou seu BIM Mandate para projetos que serve de modelo a outras instituições tendo sido publicado em DOU para ser o BIM Mandate de toda a Força Aérea Brasileira. A segunda etapa consistiu na modelagem das instalações do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Curitiba (DTCEA-CT) em BIM localizado no aeroporto Afonso Pena, objetivando a gestão inteligente desta edificação por meio de um Plano de Manutenção preventivo e corretivo, integrado ao modelo 3D. Os apresentadores convidados foram: a Arquiteta e especialista em BIM Management pela Zigurat, Júlia Maia e o Capitão Engenheiro Rogério Erotilde José de Abreu, do CISCEA. Rafael Fernandes, relatou: "Inúmeros cases poderiam ser apresentados da Região Sul, dada a evolução do mercado com a adoção do BIM. Sendo servidor público, as minhas escolhas foram de cases públicos. O primeiro do Rio Grande do Sul, sobre o Planejamento da Implementação da Estratégia BIMGov-RS, contextualizando principalmente as motivações, o 'porquê?'. E o segundo de SC, do Programa de pesquisa e inovação em projetos preventivos (PPCI) por meio de verificação automática de regras com o uso da plataforma BIM, apresentando os caminhos trilhados e os resultados já obtidos para em breve poder ser anunciada a submissão de projetos PPCI em IFC, para análise de regras pelo Corpo de Bombeiros Militar de SC".


Créditos: Acervo CREA-SC


Regina Ruschel, trouxe os principais cases da Região Sudeste, o primeiro sobre o BIM e projeto generativo otimizando o projeto de formas, da Direcional, apresentado pelo Engenheiro Rafael Valadares. O segundo case sobre a utilização do BIM na Engenharia de Registro (EoR) em Barragens de Rejeitos de Mineração, com os Engenheiros Germano Araújo e Marcis Macêdo, da Tellus Company.


Além dos cinco painéis que mostraram os principais cases de Norte a Sul do país, o sexto painel foi sobre BIM no MUNDO. Além das palestras aconteceram workshops e o Prêmio BIM de Projetos.