BIM em Favela: um case Sondotécnica

*As informações e conteúdos apresentados a seguir são de responsabilidade do associado e não necessariamente correspondem à opinião do BFB.


Créditos: Acervo Sondotécnica


O BIM em Favela foi elaborado para contratos de gerenciamento e fiscalização de projetos e obras de urbanização e pode ser aplicado em diversas regiões, uma vez que mais de 1,8 mil km² das áreas urbanas brasileiras são ocupadas por favelas. A metodologia criada pela Sondotécnica utiliza o ambiente colaborativo proporcionado pela modelagem de informação para projetos em comunidades onde o mapeamento de espaços demanda uma abordagem diferenciada por conta, principalmente, da ausência de informações oficiais sobre essas regiões e das dificuldades de acesso. O mapeamento dessas áreas começa com sobrevoos feitos com drones e pontos de apoio no solo. Desse trabalho, é possível gerar um ortomosaico - conjunto de fotos com alta qualidade, uma nuvem de pontos, uma restituição aerofotogramétrica e um modelo 3D de toda a área.

“Percebemos que, muitas vezes, esses espaços estão em branco nos mapas das cidades. E, com isso, as pessoas não têm endereço. Com essa nova forma de atuar, ajudamos a melhorar a habitação, proporcionando mais dignidade, sensação de pertencimento e identidade”, ressalta a gerente de BIM e Inovação da Sondotécnica, Stefania Dimitrov.

Outro ganho importante é a possibilidade de fazer simulações sobre, por exemplo, a melhor rota de fuga caso aconteça uma situação de risco como um incêndio, como lidar com imprevistos e situações de emergências e propor e prever melhorias. Além de informações geométricas, o BIM em Favela também conta, dentro dos modelos, com informações como quantas famílias moram em cada edificação, se determinada edificação está em risco, se precisa ser removida, quando isso vai acontecer, quais serão as fases da obra, entre muitos outros dados.

O projeto BIM em Favela será apresentado em dois eventos do setor: 5° Seminário Internacional A Era BIM, promovido pelo SINAENCO e no Autodesk Experience Brasil.