BIM Fórum Brasil é apresentado ao Ministério da Economia

Atualizado: 9 de set. de 2021




Na agenda da semana do BIM Fórum Brasil (BFB), aconteceu importante encontro, nesta quarta-feira (23), com o Secretário Adjunto – Substituto, Sr. Pedro Reckziegel e a Coordenadora-Geral de Ambiente de Negócios para o Setor de Serviços da SEPEC do Ministério da Economia, Sra. Laira Curado. Representando o BFB estavam presentes, o Presidente, Sr. Wilton Catelani, o Conselheiro Interino, Sr. Eduardo Toledo, a Diretora Executiva, Sra. Raquel Ribeiro e o Presidente-executivo da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), instituição parceira do BFB.


O Presidente, Sr. Wilton Catelani, fez a apresentação do histórico da criação da entidade, que teve seus primeiros movimentos durante os encontros multidisciplinares para elaboração da Estratégia BIM BR.


O BIM FÓRUM BRASIL (BFB) é uma associação civil de âmbito nacional, neutra, sem fins lucrativos que reúne os diversos agentes da Cadeia Produtiva da construção envolvidos e interessados na disseminação do conceito e prática da Modelagem da Informação da Construção (BIM).


Criado espelhando outras iniciativas internacionais (BIM Fórum Argentina, Chile, Uruguai, USA e etc.), o Fórum brasileiro conta hoje com um Conselho Administrativo Interino, formado por 8 especialistas que já haviam contribuído para a elaboração da Estratégia BIM BR, que lideraram as ações para a efetiva abertura e criação da nova entidade.

O BFB, que teve seu lançamento em setembro de 2020, já conta com 28 associados agrupados em sete Colegiados, dentro de uma abordagem política e estratégica. Os associados podem atuar também, em uma abordagem técnica, nos grupos de trabalho, no âmbito do Comitê Científico e Técnico.


Na reunião com o Secretário Adjunto foi importante a elucidação do Colegiado de Governos e Autarquias onde se agrupam entidades públicas das esferas federal, estadual e municipal. Inclui autarquias, agências governamentais, órgãos públicos e todas aquelas entidades regidas por legislação específica do meio público, como a Lei 8.666/14.133. Seus membros têm interesse no BIM particularmente para operação e manutenção (facility management) e como contratantes de obras e serviços, porém sob o viés específico de órgãos públicos.


Outro importante alinhamento foi sobre a continuidade da Estratégia BIM BR, incluindo a participação do Brasil na Rede BIM de Governos Latino Americanos, as ações desenvolvidas no âmbito do Edital 3/2019 do Ministério da Economia e o apoio do governo na criação do capítulo brasileiro da buildingSMART.


Se a sua empresa, entidade ou órgão público atua na Indústria da Construção e acredita que a adoção da Modelagem da Informação da Construção (BIM) gera valor e reduz desperdícios, associe-se ao BIM Fórum Brasil.