top of page

BIM Fórum Brasil começa diálogo com a área de habitação do Governo para difusão da Estratégia BIM BR

Atualizado: 16 de mai. de 2023


Créditos: Acervo BFB


Na última sexta-feira (12.05), o presidente do BIM Fórum Brasil (BFB), Rodrigo Koerich, participou de uma reunião com representantes da Secretaria Nacional de Habitação (SNH), do Ministério das Cidades, para propor esforços conjuntos na disseminação da Estratégia BIM BR. “Queremos criar sinergia para, depois, traçarmos um plano de ação. Precisamos aproximar o BIM Fórum Brasil do governo, para fortalecer políticas públicas que alcancem esse objetivo de disseminação do BIM”, disse ele.


Após apresentar a estrutura e as ações do BIM Fórum Brasil, Koerich reforçou a importância desta aproximação com a SNH, lembrando que o desenvolvimento urbano e a formatação das políticas de habitação de interesse social passam pelo BIM, inclusive gerando alto impacto para a sociedade. “Essa interlocução será fundamental para alinharmos os projetos do governo com ações que fazem parte da execução da estratégia. Queremos difundir o BIM e, juntos, podemos construir mecanismos que integrem projetos que façam valer essas metas”, afirmou o presidente do BFB.


Para Daniel Sigelmann, diretor substituto-DPP da SNH, boa parte da economia da Construção Civil vai caminhar para a direção do BIM. “Neste sentido, o poder público tem um papel indutor e precisa acompanhar o processo. Temos boas expectativas e nossa agenda de trabalho pode estar voltada para esse objetivo”, destacou ele, acrescentando que a Secretaria está aberta para entender melhor a engrenagem BIM e, a partir daí, buscar soluções para que as políticas públicas ajudem neste processo.


Fechando a reunião, o presidente do BIM Fórum Brasil apresentou a Proposta de Agenda para Modernização da Construção Civil, documento de sensibilização quanto à importância da adoção do BIM, que foi apresentado ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, no final de 2022, elencando as metas que compõem a Estratégia BIM BR e as ações necessárias para a correta e efetiva difusão do BIM no Brasil.


Com a proposta de novos encontros para maturação desta aproximação entre o BFB e a SNH, a reunião foi encerrada com a expectativa da união de esforços para democratização do BIM.


Também participaram da reunião a diretora executiva do BFB, Raquel Ribeiro, e os representantes da SNH Ricardo Karam, Antônio Rosa e José Sérgio dos Passos.

Comments


bottom of page