top of page

BIM Fórum Brasil e ACCA Software debatem as leis e decretos para ampliação do uso do BIM


Crédito: divulgação


No último dia 13, aconteceu o primeiro webinar conjunto do ano, reunindo Stefania Dimitrov, do BIM Fórum Brasil, e Cilene Veneroso, da ACCA Software, em um debate sobre as leis e decretos voltados para a ampliação do uso do BIM no país e, também, sobre processos integrados e digitalização do patrimônio edilício. 


Os participantes puderam conferir a análise das legislações vigentes, como a Estratégia BIM BR e a nova lei de licitações, conferindo o posicionamento sobre o impacto destes normativos na adoção do BIM no cenário brasileiro.


Um dos pontos abordados foi o desafio de equilibrar a implementação do BIM, considerando tanto as regiões mais carentes quanto os grandes centros, frente aos custos associados a essa transição tecnológica. O custo das obras muitas vezes se torna um obstáculo, exigindo soluções acessíveis para todos os contextos.


Ainda assim, foi destacado que  os benefícios tangíveis que essa metodologia traz para o setor AEC são os verdadeiros impulsionadores de sua adoção. A transição para o BIM é um processo em andamento e é essencial encontrar maneiras de apoiar diferentes cenários de implementação. Nesse sentido, as leis desempenham um papel importante, fornecendo o suporte necessário para essa mudança.


Além disso, o webinar explorou os processos e tecnologias que simplificam a criação, uso, atualização e compartilhamento colaborativo de modelos digitais de construção, com a apresentação de cases de sucesso. Também foram apresentadas as soluções oferecidas pela ACCA Software para facilitar a implementação do BIM em todas as suas dimensões.


Para conferir a íntegra do webinar, acesse aqui.


Comments


bottom of page