BIM Fórum Brasil e Sistema Confea/Crea/Mútua unidos para a democratização do BIM no Brasil

Atualizado: 9 de set. de 2021


Foto: Acervo Confea


O BIM Fórum Brasil e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia-Confea assinaram um Acordo de Cooperação Técnica durante a abertura do encontro Colégio dos Presidentes realizado de 30 de junho a 02 de julho, na cidade de Cuiabá/MT. O acordo visa a cooperação e colaboração das instituições em iniciativas de educação, promoção e suporte à transformação digital dentro da Engenharia, Agronomia e Geociências.


No instrumento inicialmente assinado, estava prevista a extensão para os Creas que tivessem interesse e, superando-se as expectativas iniciais das duas instituições, no dia 01 de julho, 26 Creas também assinaram o documento de adesão ao referido acordo.


A articulação tem importante efeito na ação de fomento à adoção do BIM no Brasil, possibilitando que as informações, capacitações e demais resultados da parceria cheguem a todos os estados do país, onde a rede do Sistema Confea/ Crea/ Mútua já estão presentes e já atuam.


O presidente do BIM Fórum Brasil, Wilton Catelani, relata: “Participar da reunião em Cuiabá juntamente com todos os atuais Presidentes dos Creas foi mais uma daquelas experiências que nos mostra, gritando (!) a imensidão e a complexidade desse nosso país. As diferenças de cultura, explicitada pelos distintos sotaques dos Presidentes, revelam também as prováveis diferenças das agendas e dos problemas que precisam ser enfrentados nos estados e DF.”


Segundo Catelani: “O desafio de alinhar e coordenar estratégias e ações é real e requer um esforço especial, assim, como, graças ao esforço especial da assessoria da Presidência do Confea, conseguimos juntar e formalizar com os 26 Presidentes dos Creas do país, que estavam presencialmente participando do evento, um acordo de cooperação com o BIM Fórum Brasil. Vamos juntos promover a transformação digital da nossa indústria da construção, através da adoção dos processos BIM”.


O desdobramento da iniciativa já tem data marcada e, no prazo máximo de 15 dias, os Creas farão a indicação dos seus representantes o planejamento das ações conjuntas.


O trabalho efetivamente vai ser iniciado em breve, mas a data da assinatura dos acordos de cooperação com o CONFEA e também com os 26 Creas é um dia a ser lembrado e comemorado, destaca Catelani.