top of page

BIM Fórum Brasil lança o segundo volume da coletânea Guias de Contratação BIM


Crédito: Divulgação


Na tarde de ontem (26.10), o BIM Fórum Brasil (BFB) lançou o segundo volume da coletânea Guias de Contratação BIM, intitulado Diretrizes para Contratos BIM. Durante a live de lançamento, que contou com a participação de convidados especiais, foi apresentado o conteúdo do guia e também aconteceram debates importantes sobre a importância e o uso do BIM em processos, assim como o papel desempenhado pela coletânea de guias.

Na abertura do evento, Ricardo Ferreira, conselheiro do BFB, destacou a crescente influência das inovações no setor AEC e a relevância dos guias como fontes de orientação. Neste sentido, o presidente do BFB, Rodrigo Koerich, reforçou o papel da entidade de promover ações que promovam o desenvolvimento do BIM no Brasil. “É um esforço de articulação institucional, promovendo o BIM no Brasil, e também fazendo entregas concretas, como esta do segundo volume dos guias”, disse ele, agradecendo a parceria da ABDI e do CAU-SC, que desempenharam os papéis de correalizador e patrocinador do guia, respectivamente.

A apresentação do segundo volume da coletânea ficou a cargo de Sérgio Leusin, sócio-gerente da GDP, responsável pelo texto técnico da publicação. Ele explicou que o foco são os principais arranjos contratuais e orientações sobre como o BIM pode ser aplicado a cada um deles. “Os guias tornarão as relações contratuais mais fluidas, com menos conflitos e mais vantagens para todas as partes envolvidas, realinhando a forma como os contratos BIM são elaborados e executados”, afirmou ele.

Em seguida, com a mediação de Bianca de Miranda, secretária do GT4 do BFB e especialista em soluções de tecnologia e inovação do Senai-DF, deram início às discussões e espaço para perguntas do público. Diego de Lira Andrade, gerente executivo da Caixa, na área de Governo, falou sobre os desafios e oportunidades que o BIM apresenta para os municípios brasileiros, destacando a importância da metodologia na melhoria da governança municipal, na previsibilidade de alocação de recursos e na gestão eficaz de obras.


Da CCR | Rodovias, Sâmara Melo, coordenadora Engenharia Digital, destacou as mudanças no setor de infraestrutura rodoviária, com base em projetos de contratação BIM, e frisou como o guia pode ser uma ferramenta importante para impulsionar a inovação no setor.


Patrícia Herden, conselheira administrativa do BFB e presidente do CAU/SC, também compartilhou a experiência do Conselho, que promoveu um concurso público para a escolha do projeto arquitetônico de sua sede, com base em BIM e com a orientação dos guias do BFB, demonstrando a relevância da metodologia neste processo. Por sua vez, Leonardo Santana, analista de produtividade e inovação da ABDI, encerrou as apresentações, discutindo as ações da associação em prol da modernização da construção, incluindo o fortalecimento do BIM e iniciativas conjuntas com o BFB.


O evento destacou a importância do BIM e da Coletânea de Contratação BIM na transformação do setor de construção no Brasil, promovendo inovação, eficiência e colaboração entre os setores público e privado. O terceiro volume da coletânea, previsto para novembro, continua a promessa de impulsionar a adoção do BIM no país.


Para conferir a íntegra do webinar, clique aqui.


Para fazer o download do primeiro e do segundo volumes da coletânea de guias, acesse o site do BIM Fórum Brasil. clique aqui.














Comments


bottom of page