BIM Fórum Brasil no CONSTRUSUMMIT

Atualizado: 20 de set.


Créditos: CONSTRUSUMMIT


No dia 14 de setembro, no CONSTRUSUMMIT, o Presidente do BIM Fórum Brasil, Rodrigo Broering Koerich, apresentou a “Pesquisa de Digitalização na Engenharia e Arquitetura Nacional”. Foram expostos os resultados mais expressivos, a partir de uma amostra válida de mais de 10.000 profissionais da engenharia e arquitetura do país, do levantamento promovido pelo BFB em conjunto com o Sistema Confea/Crea/ Mútua, a ABDI e o CAU Brasil.


Destacamos o resultado consolidado que mostra, no panorama geral, que 99% identificam necessidade de capacitação ligada à transformação digital. As demandas prioritárias abrangem as temáticas: metodologias de planejamento e gestão de processos de trabalho (43%), uso de soluções tecnológicas específicas para a construção civil (39%) e oportunidades de mercado abertas pela transformação digital (38%). Os resultados da Pesquisa de Digitalização nas Engenharias podem ser acessados clicando aqui e na Arquitetura podem ser conferidos clicando aqui.


Logo na sequência aconteceu o Painel de Debates "Cenário do BIM no Brasil: estamos evoluindo?", que contou com a participação do Conselheiro Administrativo do BFB, Rogerio Suzuki, que se juntou à Leonardo Santana, Analista de Produtividade e Inovação da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e à Erico Giovanetti, Sócio de Consultoria Empresarial da Grant Thornton.


No debate foram apresentados os ‘Resultados da pesquisa de maturidade BIM no Brasil - 2ª Edição | 2022’, realização Grant Thornton Brasil, Sienge e ABDI. Os resultados foram obtidos a partir da participação de 478 respondentes de empresas do setor, em sua maioria ocupando cargos de liderança em organizações na indústria da construção civil, especialmente em escritórios de projetos e empresas que prestam serviços de engenharia, arquitetura, construção e gerenciamento. O mapeamento foi disponibilizado em um Relatório que contempla os tópicos: Autoavaliação - como as empresas avaliam o próprio nível de maturidade, Principais desafios para utilização do BIM e um Roadmap de implantação - sistemas, pessoas e processos. Acesse o relatório completo clicando aqui.


Destacamos as principais conclusões da Pesquisa: 59% das organizações se autoavaliaram em níveis iniciais de maturidade; 48% apontam a capacitação dos profissionais como principal desafio na utilização do BIM; 63% avaliam ter o hardware adequado para utilização do BIM; 12% possuem procedimentos acessíveis aos funcionários, que os aplicam no dia a dia; 70% se veem trabalhando com BIM nos próximos anos; 73% das organizações que utilizam a metodologia estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste.


O Construsummit aconteceu nos dias 14 e 15 de setembro, no formato híbrido. Durante os dois dias de evento, a programação contemplou diversas palestras, trilhas, feiras, plenárias, entrevistas, exposições e experiência 3D de realidade aumentada, de maneira online e presencial.