BIM Fórum Brasil participa de encontro da área de Inovação da CBIC

Atualizado: 9 de set. de 2021


Créditos: Acervo BIM Fórum Brasil


A convite da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o presidente do BIM Fórum Brasil (BFB), Wilton Catelani, participou ontem, 18 de agosto, da reunião da Comissão, apresentando o “BIM no Brasil em agosto de 2021: uma reflexão sobre o nível de maturidade BIM do Brasil”.


Wilton inicialmente apresentou o BFB através de uma linha do tempo, mostrando o caminho percorrido desde a sua ideação em 2018, pelas entidades CBIC e Senai, à fundação em 2020, até os trabalhos realizados no período de sua existência.


A reunião foi presidida por Dionyzio Klavdianos, que ressaltou:

“O BIM Fórum Brasil poderá apoiar os Sindicatos nas articulações e iniciativas estaduais, devemos fazer este avanço da melhor forma possível para todas as partes envolvidas”, referindo-se ao anúncio do recente ingresso do Sinduscon-DF ao BFB, o primeiro Sindicato da Indústria da Construção Civil a se associar.


Abordando a maturidade BIM no Brasil, Wilton mostrou o exercício feito da metodologia de Bilal Succar, que resultou no nível de maturidade média a média alta. A metodologia define 8 componentes para a análise da maturidade: estágios; liderança; arcabouço legal e regulatório; documentos técnicos; educação e capacitação; acompanhamento e medição; padronização de conteúdos e entregáveis BIM e infraestrutura tecnológica.


Outras duas abordagens foram feitas em relação ao tema BIM. Rogério Suzuki, da Vistta Consultoria, discorreu sobre o “BIM Colaborativo, democratizando o BIM”, e Jeferson Spiering, coordenador do GT BIM Sinduscon-CE/ Inovacon apresentou o “BIM Colaborativo, a experiência do Sinduscon-CE”.


Dionyzio parabenizou:

“O projeto nasceu na CBIC e evoluiu significativamente. A experiência do Sinduscon-CE mostra o potencial deste trabalho de transformar a realidade da implantação do BIM nas empresas do Brasil”.


Acontecerá hoje, 19 de agosto, às 17h, o evento BIM em Foco: Planejamento BIM 4D, promovido pelo Projeto BIM Colaborativo. Uma oportunidade para Construtores visualizarem o potencial da implantação do BIM em suas obras. Participe aqui: https://www.youtube.com/watch?v=AxYrBIpIXvY

Para mais informações sobre o Projeto BIM Colaborativo, inscrições e investimento, acesse: https://bimcolaborativo.com


A reunião continuou com os outros temas da pauta, de interesse da Comissão: o Manual do Proprietário de Habitação de Interesse Social e o tema normalização, um panorama das principais normas técnicas ABNT do setor da construção em elaboração/revisão e a publicação da Prática Recomendada de Vidros.