top of page

BIM Fórum Brasil representa o país em cúpula internacional de padrões openBIM na Noruega

Atualizado: 20 de set. de 2023


Crédito: Divulgação


No último mês de junho, o capítulo brasileiro da buildingSMART International foi aprovado, consolidando o país como parte ativa da comunidade global dedicada à transformação digital na construção civil. Em um passo significativo para fortalecer essa participação, uma delegação desse novo capítulo brasileiro, organizada pelo BIM Fórum Brasil, está participando do evento buildingSMART International Standards Summit, que começou ontem e termina na próxima quinta-feira (21), em Lillestrom, na Noruega.

O evento global, que tem como tema central "Produtos digitais e fluxos de trabalho em openBIM", reuniu especialistas e profissionais de diversos continentes para explorar aspectos relacionados à transformação digital e à análise de dados no mercado da construção em busca de construções mais sustentáveis. A discussão envolveu a importância da implementação de padrões abertos para dados e processos no projeto, construção e operação/manutenção de ativos construídos.

A demanda crescente por padrões abertos é uma realidade global, reconhecida não apenas por governos, mas também por fornecedores de serviços, equipamentos, materiais e clientes do setor de construção. Essa necessidade se baseia na importância de garantir o intercâmbio de informações fidedignas entre todos os envolvidos na cadeia de valor da construção, por meio da definição e especificação de requisitos.

Durante o evento, o presidente e o conselheiro consultivo do BFB, Rodrigo Koerich e Seŕgio Scheer, compartilharam a experiência do capítulo brasileiro e as necessidades, interesses e esforços do país em busca de eficiência e sustentabilidade nos processos de projeto, construção e operação de ativos de construção. Presentes ainda na missão, o conselheiro administrativo do BFB, José Carlos Lino, e, a convite do BFB, o associado Marcus Granadeiro, CEO da Construtivo.

As discussões foram enriquecidas com apresentações sobre os avanços na temática, além de oferecer painéis de discussão com propostas de novos padrões abertos, casos de uso de padrões estabelecidos e estágios de implantação de openBIM de diversas partes do mundo. O evento reforçou a importância da colaboração global na construção de um futuro digital e sustentável para o setor.





Comments


bottom of page