top of page

BIM Fórum Conference Brasil: instituições com grande capilaridade no país se posicionam sobre a adoção do BIM nos setores público e privado

Crédito: Divulgação/Beato


Durante o BIM Fórum Conference 2024, realizado nos dias 27 e 28 de maio, em São Paulo, representantes de instituições parceiras, como a Caixa e o Sebrae, participaram da programação e das atividades do evento, destacando a importância do BIM para o desenvolvimento e modernização do setor de construção no Brasil.


Em um primeiro momento, a participação da Caixa se deu no painel sobre a nova Estratégia BIM BR, com o coordenador de projetos matriz da instituição, Rodrigo Moura Vieira, que, durante sua apresentação, apresentou a nova abordagem estratégica da Caixa para integrar o BIM nos processos de financiamento e gestão de projetos, em busca de uma transformação digital ampla, visando maior eficiência, redução de custos e aprimoramento na qualidade das obras financiadas pela Caixa​.


Depois, em outro painel, Heberth Seabra, gerente nacional de governo da Caixa, discutiu os obstáculos e oportunidades na adoção do BIM em projetos governamentais. Sua participação reforçou o compromisso da Caixa em modernizar processos e aprimorar a eficiência e a transparência nas obras financiadas pela instituição.


“A Caixa analisa e acompanha projetos em BIM e, como parceiro público e estratégico do Governo Federal, pode impulsionar os municípios a evoluir na utilização do BIM como uma ferramenta que vai agregar transparência, trazer celeridade e oportunizar, para os estados e municípios, a experiência de ter seu projeto muito bem planejado, configurando uma execução correta em benefício da população”, ressaltou Seabra.


Por sua vez, Fábio Rabello, head do Setorial de Construção Civil e Moveleiro do Sebrae-SP falou sobre a importância do BIM para a competitividade das empresas de menor porte, deixando claro que a adoção desta metodologia pode ser um diferencial significativo para essas empresas, permitindo maior precisão, redução de custos e melhoria na gestão de projetos​.


“O BIM é uma fonte fundamental de conhecimento no século XXI, um divisor de águas quando falamos sobre a perspectiva de competitividade das indústrias da construção. O Sebrae está preocupado em trazer isso para a nossa realidade, enquanto país, e disseminar a importância do BIM para que a gente consiga fazer mais com menos e ter esse ganho de eficiência no ramo da Construção Civil”, disse ele.


Além da Caixa e do Sebrae, o BIM Fórum Conference também contou com vários patrocinadores, sendo eles Autodesk, Graphisoft, Construtivo, BIMcollab, AltoQi, TOTVS, Cad Technology, Verum Partners, EGTC Infra, Andrade Gutierrez, Sondotécnica, Hexagon e Autodoc, que levaram suas inovações e soluções tecnológicas para o público presente. O apoio de entidades do setor também foi fundamental para visibilidade e sucesso do evento, sendo elas CREA-SP, Confea, Mútua SP, Modern Construction Show, ABCE, ABDI, Abinc, Abramat, Abrasip, Anetrams, Anfacer, AsBEA, CAU/BR, CAU/RJ, CBIC, CBIM-MG, Conexão BIM, FIESP, FNDE, Metrô SP e Sinaenco.


O evento foi uma oportunidade para networking, troca de conhecimentos e parcerias, reunindo especialistas e profissionais de diversas áreas da construção civil, que acompanharam debates sobre temas voltados para o desenvolvimento e aplicação do BIM.

Comments


bottom of page