BIM Fórum Conference fecha o segundo dia de evento com chave de ouro

Créditos: Bruna Alini
Foram dois dias de evento, 12 painéis, 04 palestras, 03 salas técnicas com debate de mais de 60 assuntos, mesas de negócios, espaço dos patrocinadores e mais de 860 participantes circulando pelos corredores e salas do BIM Fórum Conference Brasil, que fechou, nesta terça (23), o segundo e último dia de evento, no World Trade Center, em São Paulo.
A programação foi bastante diversa e o primeiro painel trouxe um tema importante para a comunidade BIM, explicando o que é e o que faz a buildingSMART, comunidade global que está empenhada em criar e desenvolver formas digitais abertas, ajudando os proprietários de ativos e toda a cadeia de suprimentos a trabalhar de forma mais eficiente e colaborativa durante todo o ciclo de vida do projeto e do ativo.
A grande novidade ficou por conta da entrega da submissão do Capítulo Brasileiro da buildingSMART, ao diretor técnico da buildingSMART Internacional, Léon van Berlo. “A relevância de termos este capítulo brasileiro está em promover auxílio à sociedade para se capacitar e utilizar as diversas tecnologias disponíveis, conectadas pelo Open BIM”, afirmou o vice-presidente do BIM Fórum Brasil e moderador do painel, Humberto Farina.
O projeto Construa Brasil, seus resultados e seu futuro também foi assunto debatido no evento, em painel moderado por Sérgio Scheer, conselheiro consultivo do BIM Fórum Brasil. “O Construa Brasil é um projeto amplo e muito rico, baseado em três frentes que tratam a desburocratização, a industrialização e a digitalização da Construção Civil. Entre suas entregas estão guias orientativos, cursos e relatórios fundamentais para melhorar o ambiente de negócio do setor”, disse Scheer.
Um dos pontos altos do evento foi o lançamento do Prêmio BIM Fórum Brasil, iniciativa que reconhecerá as melhores práticas BIM nos mercados público e privado. A premiação será voltada para a indústria da Construção Civil nacional e foi pensada para promover projetos de sucesso de uso do BIM, fomentar o ensino e a pesquisa sobre o tema, estimular empresas e entidades públicas a utilizar o BIM, além de reafirmar o objetivo do BIM Fórum Brasil, de difundir e incentivar a adoção do BIM no país. De acordo com o conselheiro consultivo e fundador do BFB, Eduardo Toledo, poderão participar do prêmio construtoras, contratantes públicos e privados, projetistas, fornecedores, além da academia. Todas as informações serão divulgadas nas inscrições que iniciarão dia 1 de junho de 2023.
Outra temática levada à debate foi como o BIM pode ser usado para alcançar a sustentabilidade ambiental de uma construção. No painel, ficou claro que a união desses dois elementos é possível, com o desenvolvimento de soluções práticas, como readequação do uso de energia elétrica, racionalização da iluminação, sistemas de redução do consumo de água, entre outros. A ideia é pensar em propostas para novas formas de arquitetura, preservando o meio ambiente e seus diversos ecossistemas, visando um novo modo de vida, uma nova educação ambiental, com a utilização do BIM.
Fechando os painéis do dia, o gerenciamento de riscos foi o foco, com a reflexão de como o BIM pode ajudar a identificar riscos, preveni-los e mitigá-los. O objetivo foi mostrar que a tecnologia BIM age na redução de riscos à medida em que aumenta a efetividade da comunicação e da colaboração, quando comparado ao processo tradicional.
O uso do BIM em obras de infraestrutura, a dinâmica dos consórcios regionais de governos para implantação de BIM e Empreendimento Vivo como próximo passo da transformação digital da Construção Civil, foram outros assuntos abordados ao longo do evento em painéis que reuniram especialistas em BIM, gestores, advogados e outros profissionais ligados ao tema.
Nas salas técnicas, foram muitas as temáticas, desde potencialização do BIM nas empresas, Engenharia 4.0 e os diversos usos do BIM, passando por cases de empresas e entidades que já tem o BIM em seu dia a dia.
O BIM Fórum Conference Brasil foi um sucesso e comprovou a importância de se discutir o presente e o futuro do uso do BIM no setor produtivo. O evento foi uma realização do BIM Fórum Brasil e teve o patrocínio do Sebrae Nacional; patrocínio ouro da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial – ABDI, Alvarez & Marsal, Andrade Gutierrez, Autodesk, Autodoc, AltoQi, BIMcollab, Cad Technology, Graphisoft Brasil, SoftwareOne; e patrocínio prata do Construtivo, Exponent, GS1 Brasil, TQS Informática e Verum Partners.
O evento contou ainda com o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo - CREA-SP e do evento Rio Construção Summit, além do apoio institucional da Associação Brasileira de Consultores de Engenharia - ABCE, da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção - Abramat, da Conexão BIM, da Câmara Brasileira de BIM - CBIM, do Sindicato da Habitação de São Paulo - Secovi-SP, do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva - Sinaenco, e da Women In BIM.