top of page

BIM na Construção: Desafios e Soluções


Crédito: Divulgação


O BIM representa uma grande oportunidade de transformação para o mercado da construção civil, ainda assim, encontra resistência para sua utilização e há cenários desafiadores, como a falta de capacitação profissional, custos e questões regulatórias. A afirmação é do engenheiro Abner Maria, inspetor especial do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP), ao abordar as complexidades do mercado atual, compartilhando suas experiências e percepções sobre a implantação BIM.


“Os ganhos proporcionados pela implementação do BIM são expressivos. Podemos citar desde a eficiência no processo de projeto e construção, até melhorias na comunicação, além da facilidade na visualização do modelo 3D, colaboração aprimorada e otimização do desempenho do edifício”, destaca ele, acrescentando que a redução de erros, de retrabalho, de custos e de prazos também é parte integrante do impacto positivo.


Sobre a resistência à mudança, o engenheiro sugere estratégias como educação e conscientização profissional, compartilhamento de boas práticas, melhorias nas regulações, projetos pilotos e desenvolvimento de equipes internas. “A capacitação e o treinamento de pessoas devem ser orientados para o conhecimento técnico especializado, melhor compreensão do fluxo de trabalho, redução de erros e maior colaboração”, ressalta Abner. 


De acordo com ele, algumas iniciativas poderiam ser desenvolvidas por meio de políticas e incentivos governamentais, como maior estímulo à inovação, melhoria na qualidade de projetos, aumento da eficiência e redução de custos, busca pela sustentabilidade, padronização, interoperabilidade e fomento ao mercado de trabalho.


Diante dessas reflexões, fica evidente que o BIM não é apenas uma ferramenta ou uma metodologia, mas uma mudança de paradigma capaz de remodelar a maneira como abordamos os projetos na construção civil. “À medida que a indústria busca evoluir, o BIM se destaca como um catalisador para essa transformação, trazendo consigo promessas de eficiência, colaboração aprimorada e resultados mais sustentáveis”, conclui Abner.


BIM Fórum Conference


O tema trazido por Abner Maria fez parte da edição 2023 do BIM Fórum Conference e foi debatido nas salas técnicas do evento, que promoveu um panorama amplo e atual sobre o uso do BIM no setor AEC.


A segunda edição do evento acontece neste ano, nos dias 27 e 28 de maio. Com inscrições já abertas, o BIM Fórum Conference 2024 promete aprofundar ainda mais as discussões sobre inovação e o futuro da construção civil sob a perspectiva do BIM, convidando profissionais a participarem deste diálogo transformador.


Clique aqui para participar do BIM Fórum Conference 2024.


Texto: Micheli Mohr (Engenheira Civil)

Revisão: Simone Garrafiel (Comunicação do BFB)

bottom of page