top of page

BIM no planejamento de obras foi tema de webinar com a SoftwareOne

Créditos: BFB


A importância do planejamento e a utilização do BIM no processo de planejar foi a tônica do webinar conjunto que reuniu o BIM Fórum Brasil e a SoftwareOne, na tarde de ontem (06), com mediação do conselheiro administrativo do BFB, Erik Santos.


Para contextualizar o tema, a representante da SoftwareOne, Ana Carolina Cayres, que é líder de consultoria técnica MTWO da empresa, iniciou os trabalhos falando o que é planejar, destacando a importância do planejamento e apontando as metodologias de gestão. “Criar uma estratégia é a forma mais segura e eficaz para garantir o resultado do projeto que temos em mão, seja ele uma nova edificação, um retrofit ou uma obra de infraestrutura”, afirmou ela.


Sobre as metodologias, explicou as diferenças entre os métodos preditivo e ágil, apontando que o planejamento para BIM está mais ligado a técnicas relacionadas à gestão preditiva. Complementando, ressaltou que, para relacionar o BIM ao planejamento de obra, é preciso conectar objetos BIM com as tarefas do plano do projeto e, a partir daí, usufruir das informações que estão contidas nesses objetos, como escopo, especificações, quantidades e outros.


Na sequência, convidada pela SoftwareOne, Berenice Ceravolo, superintendente de gestão, processos, inovação e núcleo BIM da Passarelli, expôs a jornada e os desafios na implantação do BIM 4D nos projetos de obras da incorporadora. “A mudança de cultura e o gerenciamento do fluxo de trabalho são alguns dos desafios, completamente gerenciáveis, pois é preciso criar um fluxo colaborativo para que os modelos sejam efetivamente usados na obra", ressaltou ela, acrescentando que "o BIM não tem volta e, com seu uso, é possível alcançar a melhoria da eficiência e redução de custo, além do gerenciamento de riscos, visualização da sequência de construção e outros benefícios”.


Fechando o webinar, Ana Carolina retomou sua apresentação, desta vez para reforçar o quanto a conectividade é importante para a produtividade, pois melhora o fluxo de custos, planejamento, suprimentos e controle. Além disso, explicou o MTWO, solução da SoftwareOne para uma gestão de ponta a ponta na construção civil.


Para acessar a íntegra do webinar, clique aqui.



Comments


bottom of page