top of page

BIM nos Programas Onda Limpa e Água no Litoral de SP

*As informações e conteúdos apresentados a seguir são de responsabilidade do associado e não necessariamente correspondem à opinião do BFB.


Créditos: Acervo Sondotécnica


Melhorar a balneabilidade das praias, despoluir rios e canais e levar esgoto sanitário e água tratada à população que mora nos municípios de Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela, de São Paulo, são alguns dos objetivos dos programas Onda Limpa e Água no Litoral, conduzidos pelo Consórcio Sanear Litoral Norte, que é liderado pela Sondotécnica. Estão em andamento a construção de 21 estações elevatórias de esgoto, duas barragens, duas estações de tratamento de água, uma estação de tratamento de esgoto, rede coletora, três subestações, 7.527 unidades de ligações domiciliares, um emissário, uma adutora, dentre outras estruturas para a Sabesp.

“Essas obras têm potencial para levar diversos benefícios à população, como a redução das internações por doenças de veiculação hídrica e, consequentemente, a diminuição dos índices gerais de mortalidade. Além do incremento ao turismo”, ressalta o gerente de Saneamento e Habitação da Sondotécnica, Leo Queirolo.

Pioneira no país em desenvolver projetos com BIM, a Sondotécnica utilizou a tecnologia na concepção da Estação de Tratamento de Esgotos Central de Ilhabela, que faz parte do projeto. A metodologia reúne o que há de mais moderno para solucionar e prevenir problemas comuns em obras como gastos não previstos, alterações de cronograma e incompatibilidades entre os diferentes projetos. Essa ETE conta com um sistema inovador que transforma o lodo gerado durante o tratamento do esgoto em “energia” para alimentar parte das necessidades energéticas da administração.


O projeto foi apresentado na FENASAN22, maior evento do setor na América Latina, no painel “Inovação tecnológica no tratamento de esgoto de Ilhabela: BIM e GIS para obtenção da sustentabilidade ambiental”. Durante a feira, os participantes puderam conhecer a estrutura, inclusive interna, da estação por meio de óculos de realidade virtual, veja foto acima.

bottom of page