top of page

Brasil junta-se a buildingSMART International como um Chapter em formação

Atualizado: 29 de jun. de 2023


Créditos: buldingSMART


A buildingSMART International anunciou que o Brasil foi formalmente aprovado como um “Chapter em formação”, pelo board da bSI, durante o Internacional Council e Chapter Conferente realizada na Eslovênia, na última semana.

A aprovação do Conselho segue uma submissão altamente bem-sucedida e o Chapter brasileiro será estabelecido sob a governança do BIM Fórum no Brasil, tendo como visão promover os benefícios sociais, ambientais e econômicos de padrões abertos para infraestrutura e informações de construção no Brasil.

O Capítulo tem por objetivos:

  1. promover a colaboração entre as partes interessadas, facilitando a conectividade, a integração de processos e a comunicação entre todos os agentes da indústria da construção.

  2. promover a integração entre processos, tecnologias e pessoas por meio de fluxos de trabalho openBIM.

O governo brasileiro deu um passo significativo ao exigir o uso de Building Information Modeling (BIM) em projetos de engenharia e serviços realizados por órgãos e entidades federais. Esta decisão abriu caminho para o desenvolvimento de um roteiro BIM abrangente para o Brasil. Como resultado, vários órgãos governamentais e agências federais emitiram regulamentos e atos normativos para estabelecer comitês de gestão responsáveis ​​pela implementação de iniciativas BIM. Exemplos notáveis ​​incluem os Ministérios da Defesa, Infraestrutura e Desenvolvimento Regional, que delinearam ações específicas para impulsionar a adoção e integração do BIM. O Chapter brasileiro pretende continuar o apoio e sensibilização para esta iniciativa e ser um apoio na elaboração dos projetos.

“Isso marca um passo significativo no desenvolvimento da buildingSMART ao adicionarmos o Brasil – nosso primeiro Chapter sul-americano – à rede. Como um novo Chapter em formação, estamos confiantes de que isso enriquecerá a comunidade openBIM, pois eles apoiam o roadmap de adoção do BIM no país, ajudando a digitalizar o setor de construção e, finalmente, levando a um ambiente construído mais produtivo e sustentável. Ficamos muito impressionados com o nível de profissionalismo e alinhamento que vemos no BIM Fórum Brasil e estamos confiantes de que eles são o grupo certo para liderar as atividades no Brasil”, comentou Clive Billiald, CEO da bSI.

O presidente do BIM Fórum Brasil, Rodrigo Koerich, falou sobre a importância da aprovação do capítulo buildingSMART no Brasil. “Tornar-se um Chapter da bSI é algo sensacional, pois nos insere a uma comunidade internacional dedicada à promoção do openBIM para edificações e infraestrutura. Vamos trazer experiências internacionais valiosas para compartilhar e apoiar governo e empresas privadas em seus esforços de implementação do BIM, permitindo-lhes aumentar sua competitividade e produtividade. Como um Chapter, estamos comprometidos em auxiliar no desenvolvimento das Normas Brasileiras de BIM e fornecer suporte aos desenvolvedores de aplicativos nacionais na adoção de padrões abertos", ressaltou.

Para Gustavo Carezzato, Conselho Administrativo BFB e coordenador do Grupo de Trabalho responsável pela instalação do capítulo brasileiro do buildingSMART, este é um grande momento para a indústria da Construção Civil brasileira. “Seguramente, além de apoiar a estratégia BIM BR em seus objetivos, o capítulo brasileiro abre a oportunidade não só do compartilhamento de boas práticas com o resto do mundo, como também de mostrarmos o que o Brasil faz em excelência de BIM para todos os países. É uma grande felicidade termos nosso plano aprovado e o trabalho começa agora. Convido a todas as empresas do setor a se juntarem ao BIM Fórum Brasil e ao capítulo”, afirmou.


Sobre a buildingSMART International

A buildingSMART International é uma organização neutra, sem fins lucrativos, que lidera o desenvolvimento de padrões abertos que suportam fluxos de informações digitais em todo o setor de ativos construídos. Sua missão é envolver proativamente os participantes da indústria que desejam desenvolver padrões abertos para planejamento, projeto, construção e operação de edifícios e infraestrutura em todo o mundo.

Seus membros, que abrangem todo o espectro do ambiente construído, colaboram na organização e gerenciamento do buildingSMART. A buildingSMART também tem parceria com outros órgãos internacionais de padronização, como a ISO, o Comitê Europeu de Padronização (CEN) e o Open Geospatial Consortium (OGC).

Com informações da buildingSMART International

bottom of page