Buscar
  • Bim Forum Brasil Brasil

Cenário do BIM no Brasil


Créditos: Acervo BIM Fórum


O Evento BIM Month 3, realização FF Solutions, programado para acontecer nos dias 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de julho, trouxe em sua abertura (13) o presidente do BIM Fórum Brasil, Wilton Catelani apresentando uma reflexão sobre o nível de maturidade BIM do Brasil no momento em que alcançamos a metade de 2021, que é o primeiro marco definido no "roadmap" da Estratégia BIM BR. Quais foram as evoluções mais significativas até aqui e quais as principais questões a serem ainda enfrentadas.


Catelani trouxe a reflexão sobre a maturidade BIM no Brasil, em um exercício da metodologia de Bilal Succar, que define 8 componentes para a análise da maturidade: estágios; liderança; arcabouço legal e regulatório; documentos técnicos; educação e capacitação; acompanhamento e medição; padronização de conteúdos e entregáveis BIM e infraestrutura tecnológica.


No dia 15, Eduardo Toledo, membro do Conselho Administrativo do BIM Fórum Brasil se juntou à Wilton Catelani para participar da mesa redonda sobre o tema, com os especialistas Diego Faria e Natalia Magatti da FF Solutions.


Na mesa redonda debateu-se as diferenças entre a macro adoção do BIM, que seria um olhar acerca da maturidade de um país, região, cidade ou grupos de empresas, que é diferente do olhar para dentro de uma única empresa, expandindo-se a discussão até a capacitação dos profissionais. Dois eventos realizados pelo BIM Fórum Brasil foram citados durante as abordagens: o primeiro sobre pesquisas de maturidade BIM, e o segundo sobre comprovação de experiência e capacitação em BIM:


Como medir a maturidade BIM?


Como comprovar experiência e capacitação em BIM


Questionado sobre os benefícios para as empresas, Toledo destacou:

“O benefício da tecnologia BIM a longo prazo é a sobrevivência, a empresa que não utilizar não sobreviverá”.


Finalizando o debate, Wilton Catelani falou sobre a trajetória das empresas:

“O processo de evolução deve ser escalonado, antes que venha uma pressão de mercado muito grande e será mais doloroso ter que se adequar rapidamente”.


Na programação do BIM Month 3, está previsto para o dia 20 a abordagem do uso do BIM para Gestão de Ativos, para o dia 22 o debate com especialistas sobre o tema e para os dias 27 e 29, palestra da FF Solutions e mesa redonda sobre o Dynamo para Projetos de Infraestrutura.


O evento ainda está aberto para inscrições, acesse: https://campanha.frazillio.com.br/bim-month-3-pagina-geral-evento?utm_campaign=bim_month_3_2021_-_base_7&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

20 visualizações