Contratação adequada


Créditos: Acervo BFB


Os feitos do BFB não param por aí, trouxemos mais um trabalho que trará grandes resultados.


O BIM Fórum Brasil iniciou estudo para o desenvolvimento de diretrizes para incorporação do BIM em contratos e editais. A motivação está em editais e contratos com ausência ou imprecisão na definição de escopo, especificação, requisitos e entregáveis associados ao BIM, além da persistência daqueles voltados às práticas tradicionais. Desta forma, o BFB se propôs a mitigar esta deficiência e criou um grupo de trabalho.


O objetivo é caracterizar requisitos de informação, de competências e capacidades que devem ser explicitados em editais e contratos voltados a entregas e operação de ativos com BIM; orientar plano de execução BIM no contexto da contratação e relacionar a produção da informação associada aos regimes de execução contratual.


Dentre os benefícios para o Brasil, destacam-se: trazer diretrizes para licitações e contratos com produtos em BIM melhores especificados; recomendar requisitos mínimos desejáveis nas peças de contratação, visando garantir maior qualidade dos entregáveis em BIM; fomentar maior maturidade ao mercado de Arquitetura, Engenharia e Construção.


Frutos deste trabalho, serão publicados dois Guias: Guia orientativo de Contratos BIM (Fase 1); Guia orientativo de Editais BIM (Fase 2).


Faça parte deste time!


Não deixe de acompanhar o BFB nas redes sociais!