Gestão das iniciativas

Atualizado: 14 de set.


Créditos: Acervo BFB


Mais um feito do BIM Fórum Brasil a ser comemorado junto com os 2 anos da instituição.


É a primeira vez que uma pesquisa nacional sobre a digitalização no âmbito da construção é realizada no país. Foram ouvidos mais de 10.000 profissionais das engenharias e da arquitetura e urbanismo, das 27 unidades da federação.


Foi identificado que entre 56-57% dos participantes da pesquisa, engenheiros e arquitetos, declaram estar na fase inicial de adoção do BIM e entre 23-36% manifestaram já ter desenvolvido projeto em BIM. É expressiva a percepção de que BIM terá grande importância no setor, 72-75% assim o declaram.


A avaliação da maturidade digital dos profissionais, levando em conta o cenário atual, permite a proposição dos caminhos para a transformação digital e otimização dos processos, ferramentas e técnicas de trabalho. Neste contexto é possibilitada também a melhor gestão das iniciativas BIM no país para otimizar os recursos e aumentar a eficiência nos esforços de disseminação.


A pesquisa só foi possível pela união do BFB com o Sistema Confea/Crea/ Mútua, a ABDI, e o CAU Brasil. A partir dos dados da pesquisa serão elaboradas ações estruturantes e complementares. A implantação de tais ações somente será possível por meio da junção dos esforços das entidades envolvidas e do setor.


Faça parte deste time!


Não deixe de acompanhar o BFB nas redes sociais!