top of page

Grupos de Trabalho do BFB apresentam ações e metas

Atualizado: 11 de dez. de 2023


Crédito: Divulgação


No dia 30 de novembro, o BIM Fórum Brasil promoveu o III Seminário dos Grupos de Trabalho (GTs), um evento virtual que reuniu associados e representantes dos mais diversos setores da indústria da construção para conferir a apresentação das ações realizadas ao longo de 2023 e as projeções das metas para o próximo ano.


A abertura do webinar foi conduzida por Regina Ruschel, coordenadora-geral dos GTs, que destacou a importância dos trabalhos realizados por cada um dos grupos, na definição da missão do BIM Fórum Brasil. Na sequência, falou sobre o impacto do trabalho desenvolvido pelo GT1, ao longo do ano. O grupo foi o responsável pela formatação da buildingSMART Brasil, e Regina aproveitou o momento para convidar todos os presentes a conhecerem essa iniciativa e a participarem deste importante capítulo brasileiro na área de construção e tecnologia.


Outro destaque foi a apresentação do GT4, liderado por Bianca de Miranda e Ricardo Ferreira, que compartilharam os detalhes dos Guias de Contratação BIM, enfatizando a importância deste material no cenário atual. O conteúdo dos três volumes que fazem parte da coletânea, impactam diretamente na Estratégia BIM BR, na conformidade com normas legais e na incorporação de boas práticas internacionais, além de sua contribuição na definição dos documentos de gestão da informação.


Sob a liderança de Eduardo Toledo, o GT2 fechou o ano com duas temporadas do BIM Fórum Explica, série de vídeos que esclarecem conceitos e tópicos essenciais sobre BIM. A novidade ficou por conta do anúncio da preparação para a terceira temporada, que já está em fase de escolha dos temas que serão abordados, com um chamado aberto para a participação de novos colaboradores.


Alessandra Beine, à frente do GT3, falou sobre todos os processos que culminaram no Levantamento Nacional da Digitalização no Setor, realizado para avaliar a maturidade digital dos profissionais atuantes no setor AEC. Segundo ela, a meta é promover um acompanhamento da evolução desses indicadores, para elaboração de um relatório de diagnóstico sobre difusão de tecnologias e práticas digitais. A próxima edição será em 2024.


Sobre o BIM Fórum Conference, os responsáveis pelo GT5, Erik Santos e Cristiane Magalhães, trouxeram todos os resultados da primeira edição do evento, realizada no primeiro semestre deste ano, e entusiasmaram os participantes ao compartilhar os planos para a edição de 2024 , agendada para os dias 27 e 28 de maio, no WTC, São Paulo.


Do GT8, Daiane Azambuja e Jeferson Böes, apresentaram a missão do Road Show, de promover o BIM por todo o Brasil, mostrando o resultado da primeira edição, realizada em Santa Catarina, em setembro deste ano. Também divulgaram a programação para o primeiro semestre de 2024, com três eventos, os quais serão sediados em Fortaleza, Porto Alegre e Recife, visando impulsionar a implementação do BIM, com conteúdos adaptados às demandas regionais.


Carlos Bomfim, secretário do GT6, apresentou o BIM Fórum Educa, abordando a ausência de padronização nos ensinamentos sobre BIM e destacando os esforços para desenvolver um esquema conceitual BIM para objetivos de aprendizagem e competências. Para isso, o GT está em formação, aguardando patrocínios para dar início aos trabalhos.


Responsáveis pelo GT7, Ligia Pires e Ricardo Pires, esclareceram os objetivos do grupo, que incluem desenvolver um Guia Orientativo e de Diretrizes de modelagem de objetos BIM para a indústria de materiais de construção, além de produzir o texto base para a publicação da ABNT NBR Objetos BIM. A ideia é gerar maior compreensão dos fabricantes da construção sobre seu papel de protagonismo para modernização e produtividade e também facilitar a modelagem BIM de ativos por projetistas, com vistas às bibliotecas BIM oferecidas pelos fabricantes.


Já o GT9, que é o mais novo do BFB, capitaneado por Karina Matias e Dudu Ribeiro, tem como objetivo tratar da coordenação e gestão de projetos e, principalmente, produzir um guia com a ideia de trazer conceitos de boas práticas para coordenação de projetos, baseado na NBR 19650. Por ser atual, o GT está em fase de definição do escopo do guia, da montagem do plano executivo e do ajuste das funções de cada um de seus membros. O GT está aberto a novos membros associados do BFB.


O III Seminário dos Grupos de Trabalho do BIM Fórum Brasil marcou as ações de 2023 e traçou um cenário promissor para 2024, evidenciando o contínuo compromisso em promover o BIM, estabelecer boas práticas e atualizar os profissionais em todo o país.


Confira o III Seminário dos GTs do BIM Fórum Brasil 2023 clicando aqui.


bottom of page