INFRAWEEK Brasil e os Gêmeos Digitais

Atualizado: 4 de jul.



Aconteceu nos dias 23 e 24 de junho a INFRAWEEK Brasil, que contou com a participação do conselheiro interino do BIM Fórum Brasil (BFB), Rogério Suzuki, apresentando um olhar da entidade sobre o setor da infraestrutura e os avanços na esfera pública.


A edição 2021 da INFRAWEEK Brasil trouxe como tema “Como a aplicação de Gêmeos Digitais e processos inteligentes tem o potencial de ajudar na superação dos desafios inerentes ao mundo pós-COVID” e contou com a parceria estratégica entre a Bentley e a Microsoft.


Em um evento virtual completo, grandes nomes da indústria da construção, engenharia e infraestrutura, abordaram temas como cidades inteligentes, tecnologias em nuvem e como a aplicação de gêmeos digitais e processos inteligentes podem ajudar na superação dos desafios do pós-pandemia.


Um gêmeo digital é a representação digital de um ativo físico, processo ou sistema, que nos permite entender e modelar seu desempenho. A digitalização de processos potencializa a produtividade e entrega de projetos. Rogério Suzuki participou no dia 24 e abordou a evolução da adoção do BIM na Infraestrutura, assim como as barreiras existentes para o seu avanço foram igualmente discutidas. Por fim, foi apresentado o BIM Fórum Brasil como sendo uma entidade atuante para acelerar o processo de adoção do BIM no mercado, através da convergência dos esforços de disseminação existentes. Para acompanhar os principais eventos e notícias do mundo BIM, acesse o site do BIM Fórum Brasil (www.bimforum.org.br) e se inscreva para receber as informações por e-mail. O BIM Fórum Brasil (BFB) é uma associação civil de âmbito nacional, neutra, sem fins lucrativos que reúne os diversos agentes da Cadeia Produtiva da construção envolvidos e interessados na disseminação do conceito e prática da Modelagem da Informação da Construção (BIM). Foi concebido para unir os esforços que visam estimular a adoção do BIM no setor público e privado, otimizando os esforços e iniciativas, unindo as lideranças para que suas ações sejam democráticas, isonômicas e possuam a necessária representatividade de todos os interessados. Se a sua empresa, entidade ou órgão público atua na Indústria da Construção e acredita que a adoção da Modelagem da Informação da Construção (BIM) gera valor e reduz desperdícios, associe-se ao BIM Fórum Brasil.