Inovacon CE lança Guia de Boas Práticas para Iniciação de Pequenas e Médias Empresas no BIM


Créditos: Acervo Inovacon


No dia 09 de novembro, no auditório Waldyr Diogo, na FIEC, o Presidente do BIM Fórum Brasil, Wilton Catelani e o Conselheiro Interino do BFB e Sócio da Vistta Consultoria, Rogério Suzuki, participaram do Lançamento do “BIM Colaborativo Ceará: Guia de Boas Práticas para a Iniciação de Pequenas e Médias Empresas no BIM”, realizado pelo Sinduscon Ceará, através do Inovacon.


O Guia é resultado do Programa BIM Colaborativo 2020 realizado com a Vistta Consultoria e com o patrocínio do Sistema FIEC, através do SESI-CE. Com o objetivo de transformar o negócio das empresas da indústria da construção civil de forma colaborativa e com baixo investimento, o programa ajudou as construtoras e incorporadoras do Ceará e de todo Brasil, a mudarem o seu patamar de competitividade de forma estruturada.


Abriram o evento o Presidente do Sinduscon Ceará, Patriolino Dias de Souza, o Vice-Presidente da FIEC, André Montenegro de Holanda, o Presidente do Instituto Inovacon, Jorge Dantas e o Gerente de Tecnologia e Inovação do SESI-SENAI, Carlos Egberto.


Carlos Egberto, lembrou todo o trabalho desenvolvido para a estruturação de um trabalho de implementação do BIM no Estado do Ceará. Iniciaram com uma pesquisa para entender onde as empresas estavam neste processo no Estado e a partir daí definiram o Plano de Implementação do BIM Ceará. Criaram uma Premiação estadual, um Grupo de Trabalho em BIM e entre outras iniciativas, participaram do BIM Colaborativo 2020. O Guia veio consagrar este trabalho, trazendo os aprendizados do Programa que servirão como boas práticas para as empresas que estão iniciando a implantação do BIM.


O Evento trouxe também o depoimento de Dionyzio Klavdianos, presidente do Sinduscon Distrito Federal e presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (COMAT/CBIC), um dos estruturadores do Programa Bim Colaborativo do DF, que parabenizou o trabalho realizado pela Vistta Consultoria juntamente com o Inovacon, de produção de um Guia que irá contribuir para a disseminação do BIM nas pequenas e médias empresas.


Wilton Catelani, iniciou falando sobre a importância estratégica da adoção do BIM para as empresas e sobre a necessidade de padronização para a evolução da digitalização. Apresentou na ocasião o BIM Fórum Brasil e convidou a todos para conhecerem mais o trabalho que vem sendo desenvolvido pela entidade acessando o site: www.bimforum.org.br.


Rogério Suzuki, na sequência, falou sobre os resultados dos Programas anteriores e apresentou o Programa BIM Colaborativo 3.0, uma versão modular, para atender melhor a necessidade das empresas. Mais informações no site bimcolaborativo.com.


Confira na íntegra o evento de lançamento no Instagram do Instituto ‘Inovacon CE’: www.instagram.com/tv/.


O Guia está disponível em: https://guiadeboaspraticasbim.inovaconce.com.br/