Lançado Formato de colaboração BIM (BCF) 3.0

Atualizado: 9 de set. de 2021


Créditos: buildingSMART


Lançada na segunda-feira, 09 de agosto, pela comunidade buildingSMART, a versão 3.0 do formato BCF que objetiva a melhoria da colaboração em projetos BIM.


O Webinar de lançamento abordou o que é BCF; como funciona em fluxos de trabalho práticos; quais são os novos recursos e os problemas corrigidos na versão 3.0; a visão geral de como isso se encaixa em um quadro mais amplo de desenvolvimentos de API e construção de Soluções SMART; e também onde encontrar material informativo, por exemplo, vídeos, documentação, exemplos, etc. Confira o evento na íntegra clicando aqui.


Mais informações sobre o formato BCF 3.0 podem ser obtidas no site da buildingSMART em BCF-API.


As ações da buildingSMART são convergentes com as iniciativas do BIM Fórum Brasil e da Estratégia BIM BR, destaca Sergio Scheer, Vice-presidente do BFB: "Um dos pilares da entidade é a disseminação do OpenBIM e a defesa de uso de padrões neutros e abertos, inclusive tendo o primeiro Grupo de Trabalho (GT) a proposta de criação do Capítulo Brasileiro da buildingSMART”. Assim como na Estratégia BIM BR, um dos objetivos explicitados é incentivar a concorrência no mercado por meio de padrões neutros de interoperabilidade BIM.


Sobre o Formato BCF


Quando você troca dados BIM usando IFC, provavelmente também deseja se comunicar sobre os objetos em seu modelo. Fazer isso por e-mail ou pelo telefone para comentar sobre 'a 3ª coluna da direita no 2 ° andar' traz riscos e obscuridades. É por isso que o "BIM Collaboration Format" (BCF) foi criado.


O BIM Collaboration Format (BCF) permite que diferentes aplicativos BIM comuniquem problemas baseados em modelos uns com os outros, aproveitando os dados IFC que foram compartilhados anteriormente entre os colaboradores do projeto. O BCF foi criado para facilitar as comunicações abertas e melhorar os processos baseados em IFC para identificar e trocar questões baseadas em modelos mais prontamente entre ferramentas de software BIM, contornando formatos proprietários e fluxos de trabalho.