Buscar
  • Bim Forum Brasil Brasil

Lançamento da Câmara Temática do BIM na Infraestrutura



A Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) promoveu hoje (14/07/21), o evento de lançamento da Câmara Temática do BIM na Infraestrutura. Este movimento do setor de infraestrutura (saneamento, portos, ferrovias, rodovias e outros), busca disseminar a metodologia BIM (Building Information Modeling) como requisito indispensável para o planejamento, acompanhamento e fiscalização de obras públicas, indo ao encontro à almejada confiabilidade, tão importante para atrair investimentos privados.


O presidente do Crea-SC, Eng. Civil e Seg. Trab. Carlos Alberto Kita Xavier, apresentou o movimento vanguardista de Santa Catarina na adoção do BIM, através de trabalhos iniciados em 2014, como cadernos de especificação de projetos em BIM e licitações de empreendimentos, utilizando a tecnologia, pelo Governo do estado. Falou também, sobre as ações de disseminação do BIM pelo Conselho Estadual, com investimento em eventos e cursos de capacitação como o BIM CREA-SC que já vai para a sua 3ª edição.


A Rede Catarinense de Inovação – Recepeti, representada por seu coordenador técnico, Eng. Civil Rodrigo Broering Koerich, expôs sobre o projeto CONSTRUA BRASIL, estruturado em nove metas, cinco delas alinhadas com a estratégia BIM Brasil, com foco no aumento da produtividade e competitividade da construção civil, cuja execução foi acordada em um Termo de Colaboração com o Ministério da Economia.


Estiveram presentes no evento de lançamento, o senador Wellington Fagundes, presidente da Frenlogi, o ex-deputado federal, Edinho Bez, diretor de Relações Institucionais da Frenlogi, o deputado federal Julio Lopes (PP/RJ), o deputado federal Hildo Rocha (MDB/MA), presidente da Frente Parlamentar do BIM, o presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas, Mario William Esper, o vice-presidente do Instituto Brasil Logística, Tiago Lima, Washington Luke, diretor de engenharia da VALEC e representante do Ministério da Infraestrutura.


Este evento de lançamento pode ser visto acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=bEz70UUei3s





8 visualizações