Lançamento da Pesquisa Nacional ‘Digitalização nas Engenharias no âmbito da Indústria da Construção’


Crédito: Acervo BFB


Na quarta-feira, dia 6 de abril, aconteceu o evento on-line de lançamento da Primeira Pesquisa Nacional sobre Digitalização nas Engenharias no âmbito da Indústria da Construção. A pesquisa é promoção do Sistema Confea/Crea/Mútua e do BIM Fórum Brasil (BFB) e conta com o apoio e patrocínio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).


A pesquisa tem como objetivo avaliar a maturidade digital do setor da construção e o conhecimento gerado tem potencial de oferecer informações úteis para priorizar ações voltadas ao desenvolvimento do BIM e em favor da digitalização do setor da construção brasileiro.


O evento de lançamento contou com a participação de Wilton Catelani, Presidente do BIM Fórum Brasil; Leonardo Santana, analista da ABDI; José Maria P. Soares, Assessor da Presidência do Confea e membro do Grupo de Trabalho Técnico Operacional (GTTO); Domingos Sahib e Andrea Brondani, Conselheiros Federais e representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua no GTTO.


Wilton Catelani iniciou sua fala agradecendo o Sistema Confea/Crea e Mútua, em especial as pessoas envolvidas com o acordo de cooperação, pela oportunidade de juntar a abrangência do CREA, presente em todos os Estados, com o assunto BIM, com a digitalização das engenharias. Agradeceu também a ABDI por apoiar e patrocinar a iniciativa.


“A ABDI vem realizando o trabalho de estímulo à transformação digital, com a difusão de tecnologias e novos modelos de negócios, visando o aumento da competitividade da economia brasileira frente aos desafios da era digital” expôs Leonardo Santana.


Domingos Sahib falou sobre o importante trabalho realizado pelas instituições envolvidas e destacou: “Neste sentido o Sistema Confea/Crea e Mútua vem dar continuidade ao trabalho das instituições, unindo sua capilaridade à expertise do BIM Fórum Brasil e da ABDI”.


As apresentações e o debate transcorreram sobre o impacto da digitalização na indústria da construção e as principais forças que poderão impulsionar a modernização da engenharia nacional. O Evento está disponível na íntegra no canal do YouTube do BIM Fórum Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=g_Q_NwLNygU&t=1324s


Confira a entrevista de Wilton Catelani e Leonardo Santana após o Evento: