Lançamento do Projeto Construa Brasil

Atualizado: 4 de jul.


Créditos: Acervo Ministério da Economia


Na terça-feira (26/04), aconteceu o evento de apresentação do Projeto Construa Brasil.


A abertura foi feita pelas autoridades: Daniella Marques Consentino, Secretária Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (SEPEC); Diogo Costa, Presidente da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP); Igor Calvet, Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Glenda Bezerra Lustosa, Secretária de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação; Noberto Dias, Diretor Presidente da Rede Catarinense de Inovação - RECEPETi; Wilton Catelani, Presidente do BIM Fórum Brasil; Dionyzio Klavdianos, Presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).


O Projeto Construa Brasil conta com mais de 30 entregas, relacionadas à convergência dos Códigos de Obras e Edificações, à melhoria do processo de concessão de alvará para construção, à difusão do Building Information Modeling (BIM) no Brasil, aos desdobramentos da Estratégia BIM BR e ao incentivo à coordenação modular e à construção industrializada.


As lideranças que estão à frente das metas (entregas) foram homenageadas no evento, recebendo os cumprimentos de Daniella Marques Consentino e das demais autoridades. À frente da Meta ‘Criar Condições Favoráveis para o Investimento Público e Privado em BIM’, homenageado Rodrigo Koerich; o Gerente do Projeto Construa Brasil, Paulo Alfredo Müller Filho; líder das Metas ‘Convergência dos Códigos de Obras e Edificações (COE) e Melhoria do Processo de Concessão de Alvará para Construção’, Alessandra Beine; líder da Meta ‘Difundir o BIM e seus Benefícios’, Raquel Sad Seiberlich Ribeiro; líder do Mapeamento e Análise dos Macroprocessos Internos dos Órgãos Pilotos da Estratégia BIM BR, do Projeto Construa Brasil, Sérgio Roberto Leusin de Amorim; líder do desenvolvimento do EAD Capacitação BIM, Wilton Catelani; líder da criação das Células BIM nas Universidades, Regina Ruschel; e no contexto da criação das Células BIM, e representando todos os professores e alunos dedicados nas Universidades do Paraná e Pernambuco, a Professora Lia Yamamoto e o Professor Max Lira Veras Xavier de Andrade; líder das Metas ‘Estimular o Desenvolvimento e Aplicação de Novas Tecnologias Relacionadas ao BIM e Identificação e Adequação de Regulamento Técnico para Incentivo à Coordenação Modular’, Sérgio Scheer; líder do Grupo Consultivo da Meta ‘Incentivo à Construção Industrializada’, Laura Marcellini. E no âmbito do governo os homenageados foram: representando a equipe que participou do início do Projeto, Talita Tormin Saito e representando a equipe que participa atualmente no desenvolvimento das metas e ações do Projeto, Adriana Arruda Pessoa.


No evento foram apresentados os resultados alcançados até o momento, as ações em andamento do Projeto e, ainda, foram lançados os dois primeiros Guias: o Guia Orientativo de Boas Práticas para Código de Obras e Edificações e o Guia Orientativo de Boas Práticas para Obtenção de Alvarás de Construção.


Também aconteceu o lançamento oficial do site do Projeto Construa Brasil, onde todos os produtos derivados das metas estabelecidas estarão disponíveis. Para assistir o Evento na íntegra acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Se6fPbCymH4.


Convidamos a todos para assistir no dia 03 de maio às 17 h, o evento do BIM Fórum Brasil sobre o Projeto Construa Brasil, debatendo os desdobramentos da Estratégia BIM BR na área da Educação e Capacitação de Profissionais e os produtos desta iniciativa. Os palestrantes convidados foram os líderes das metas relacionadas ao tema: Regina Ruschel, Wilton Catelani e Sergio Leusin. A moderação ficou a cargo do Conselheiro do BFB, Eduardo Toledo Santos. Transmissão no Canal do YouTube do BIM Fórum Brasil: https://lnkd.in/d3jFui3.