top of page

MDIC participa do BIM Fórum Conference Brasil

Crédito: Divulgação/Beato


O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) reafirmou seu apoio à missão de disseminar o Building Information Modeling (BIM) no Brasil, durante o painel de abertura do BIM Fórum Conference Brasil 2024, no último dia 27, com a participação do diretor do Departamento de Desenvolvimento da Indústria de Bens de Consumo Não Duráveis e Semiduráveis do MDIC, Rafael Codeço.


Na ocasião, para uma plateia de especialistas, empresários, profissionais e líderes setoriais do setor da construção civil, Codeço destacou o compromisso do MDIC em apoiar ações que promovam a digitalização e modernização do setor da construção, alinhando-se às missões da Nova Indústria Brasil.


O presidente do BIM Fórum Brasil e coordenador do Projeto Construa Brasil, Rodrigo Koerich, ressaltou a importância das conexões para profissionais, empresas e para o setor da construção como um todo, no desafio de digitalizar e modernizar suas atividades.


Também participaram do painel Renato Correia, presidente da CBIC; Vinicius Marchese, presidente do CONFEA; Patrícia Sarquis Herden, presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR); Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT; Camila Pimenta, diretora do Instituto SENAI de Tecnologia em Construção Civil; Newton José Soares Cavalieri, diretor do Departamento da Indústria da Construção e Mineração Deconcic/Fiesp; Leonardo Santana, analista de produtividade e inovação na ABDI; e Fábio de Paula Augusto, gerente da Unidade Territorial e Setorial do Sebrae-SP.


Estratégia BIM BR


No painel Estratégia BIM BR, Rafael Codeço detalhou, ainda, as ações desenvolvidas no âmbito da Estratégia, destacou o avanço das ações em 3 eixos principais: estruturação da administração pública para adoção do BIM; capacitação e formação profissional; e pesquisa, desenvolvimento e inovação em BIM. Além disso, anunciou os cinco Grupos de Trabalho e, por fim, destacou a participação dos novos atores do Comitê Gestor.


A disseminação do BIM é um compromisso do governo federal, firmado na Nova Estratégia BIM BR, que foi assinada pelo presidente Lula em janeiro de 2024, alinhada à Nova Indústria Brasil. Esta estratégia visa modernizar e digitalizar o setor da construção, promovendo eficiência, sustentabilidade e inovação. Este compromisso é instrumento da Nova Indústria Brasil.


Com informação do MDIC

Comentarios


bottom of page