O potencial da especificação na jornada digital da Indústria da Construção

Atualizado: 6 de abr.


Créditos: Acervo ANFACER


Na quinta-feira (10/03), Humberto Farina, Conselheiro Interino do BIM Fórum Brasil, mediou o painel “O potencial da especificação na jornada digital da Indústria da Construção”, que fez parte da Maratona ANFACER na Expo Revestir, realização ANFACER e correalização do BIM Fórum Brasil.


Anderson Vieira Chaves, Consultor de Inovação e Qualidade da ANFACER e promotor da Revestir, abriu o painel e passou a palavra à Humberto Farina que apresentou o BIM Fórum Brasil (estrutura, objetivos e benefícios) e conduziu o debate junto aos demais painelistas. A rica discussão trouxe diferentes visões sobre o tema: a do projetista, com Fernando Silva Ramos, da AIA - Ateliê Integrado de Arquitetura, a da construtora, com Luis Henrique Camargo Wescinski, da Rôgga Empreendimentos, e a da entidade setorial, com Laura Marcellini, da ABRAMAT.


Humberto começou o debate perguntando para os painelistas qual a maior dificuldade na especificação dos materiais e como a digitalização da construção pode ajudar neste desafio. Fernando Ramos pontuou que a comunicação entre as partes sempre foi um problema e que busca-se com o BIM a colaboração e melhor compartilhamento da informação. Para tanto, explica, existe ainda uma lacuna a ser preenchida, o fornecimento, pelos fabricantes, de catálogos digitais com os parâmetros e de objetos BIM. Luis Henrique Camargo complementou dizendo que ao trabalhar a construção virtualmente as escolhas são constantemente confrontadas e as decisões precisam ser pautadas em parâmetros seguros e de fácil acesso. Humberto pediu então a opnião da Laura Marcellini, como representante da ABRAMAT, sobre a mobilização dos fabricantes e associações para este fim. Laura falou sobre o papel das associações na divulgação de padrões para o fornecimento dos parâmetros dos materiais. Ressaltou também que deve haver uma troca constante entre os fabricantes, projetistas e construtores para que possam aprender juntos. Por último sitou a normalização dos objetos BIM, que vem sendo aguardada, importante para orientar a produção das bibliotecas de objetos dos fabricantes.


Para assistir o Painel na íntegra inscreva-se na Expo Revestir até 11 de março de 2022: www.exporevestir.com.br.



Créditos: Acervo ANFACER


Na mesma manhã o Dir. Superintendente e representante da ANFACER, Mauricio Borges, reuniu com o Presidente do BFB, Wilton Catelani para a assinatura de um Memorando de Entendimentos, que firmou a parceria entre as entidades em prol da digitalização da construção.