O valor do BIM para os proprietários na construção de Gêmeos Digitais

Atualizado: 28 de jan.


Créditos: Acervo BFB


No dia 26/01/2022, o BIM Fórum Brasil e a Autodesk realizaram um evento conjunto que trouxe especialistas do time da Autodesk do Brasil e o convidado internacional, Autodesk Research, Kean Walmsley, para abordar a evolução da Transformação Digital nas empresas, advinda das novas possibilidades de utilização dos Gêmeos Digitais.


Wilton Catelani, Presidente do BIM Fórum, abriu o evento que teve a apresentação introdutória de Joyce Delatorre, Technical Sales Specialist and Sustainability Leader da Autodesk, que expôs sobre a integração de tecnologias da construção, sobre o valor da informação e o papel do Gêmeo Digital nos processos de melhoria contínua. Fernanda Machado, Technical Sales Specialist and Sustainability Leader da Autodesk, mediou a apresentação e trouxe a visão da evolução da digitalização em AEC, com os Gêmeos Digitais proporcionando: melhores projetos e circularidade de dados; modelos de negócios inovadores, inspiração profissional, grandes saltos no desempenho ambiental e operacional e eficiência operacional.


“À medida que o nível de maturidade tecnológica das empresas aumenta, há um notório movimento voltado pela convergência de BIM e tecnologias tangenciais com os sistemas corporativos. A conexão dos dados e a evolução da integração entre sistemas nos conduz aos gêmeos digitais e às capacidades de dinamizar os ativos digitais os conectando com o mundo real e proporcionando controle e eficiência operacional, insights, simulações de cenários hipotéticos e autonomia”, expôs Fernanda Machado.


Na sequência, Kean Walmsley, compartilhou referências internacionais, voltadas para os benefícios do BIM para os proprietários, estes tidos como catalisadores desta evolução digital. Projetos da NASA, Siemens e a recente primeira ponte impressa em aço no mundo - a MX3D em Amsterdã. Esses projetos são resultados de desenvolvimentos da Autodesk Research, inerentes ao Projeto Dasher. O Projeto Dasher destaca o potencial de agregação e correlação de dados dinâmicos e de desempenho, coletados por sistemas IoT, aos modelos BIM. É possível conferir na página do projeto (Dasher360.com) o gêmeo digital do edifício NEST, que está localizado no Campus Dubendorff da Empa. Esse trabalho foi realizado em parceria com a ETH Zurich.


João Martins, Forge Developer Advocate da Autodesk, finalizou, compartilhando aplicações tecnológicas e casos de referência nacionais, voltados para os benefícios do BIM para os proprietários.


No evento foram apresentadas as plataformas tecnológicas Autodesk Tandem e Autodesk Forge, que devem facilitar e inovar a gestão do inventário digital de ativos de edificações e infraestrutura.


Para assistir o evento na íntegra acesse o YouTube do BIM Fórum Brasil: https://www.youtube.com/watch?v=vj9wEN3Ivxs&t=14s