Participação do BIM Fórum na Conferência da buildingSMART

Atualizado: 4 de jul.



Ocorreu no dia 11 de outubro de 2021 a reunião de capítulos da buildingSMART International (bSI) – ‘International Chapter Conference’. Durante o evento foi realizado um relato de atividades e atualização sobre as diferentes frentes de trabalho da organização, em especial no que tange aos atuais 26 capítulos espalhados pelo mundo.


No encontro foi reservado espaço para apresentação de andamentos de propostas de novos capítulos. Nesse sentido, o BIM Fórum Brasil levou uma apresentação das atividades realizadas no primeiro ano de funcionamento e demonstrou o real interesse na constituição de um capítulo brasileiro vinculado à bSI e ao conceito do openBIM. O Vice-Presidente Sergio Scheer realizou sua fala comentando sobre a primeira visita de uma delegação da bSI ao Brasil em 2007 já discutindo a possibilidade de um capítulo brasileiro ser efetivamente criado. De fato, pouco mais de dez anos depois, em 2018 (e com revisão em 2019) foi publicado o decreto presidencial que estabeleceu a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM (BIM-BR) que está vigente e com uma rota estratégica traçada. Importante destacar que dentre os objetivos estratégicos da BIM-BR está o incentivo à livre concorrência no mercado por meio de padrões neutros de intercâmbio de dados e de fluxos de trabalho abertos para colaboração, aderente ao conceito do chamado openBIM e aos padrões internacionais promovidos pela bSI.


Um capítulo pode ser constituído em uma organização nacional como o BIM Fórum Brasil, com visão e objetivos aderentes à bSI. Como entidade representativa, o BIM Fórum Brasil vem buscando o desenvolvimento e promoção do uso de padrões abertos e de requisitos de conformidade, bem com o estabelecimento de boas práticas de comunicação e colaboração junto à comunidade associada e ao mercado.


De fato, o primeiro projeto aprovado pelo Conselho Administrativo foi a constituição de um grupo de trabalho que vem discutindo, aprofundando e detalhando uma proposta aderente aos princípios e atividades típicas de um capítulo da bSI.