top of page

Plano de Implementação BIM para currículos de ensino superior e técnico


Crédito: Divulgação


A integração do Building Information Modeling (BIM) no processo de formação profissional é uma necessidade inadiável, tornando-se alerta importante para os ensinos superior e técnico. Diante da complexidade desse desafio, diversos esforços estão sendo feitos para implementar BIM no currículo, mas muitos deles limitam-se a uma única instituição, de forma isolada, muitas vezes desalinhados com as políticas acadêmicas. Essa limitação tem prejudicado o desenvolvimento do conhecimento nesta área.


Nesta seara, foi desenvolvido um estudo que surge como um direcionamento, apresentando um protocolo para a implementação curricular de BIM, alinhado com práticas do setor, considerando aspectos de processo, tecnologia e políticas, em sintonia com a missão de cada instituição de ensino e as competências já existentes.


A metodologia adotada neste estudo foi dividida em três fases: proposição, sistematização e aplicação, executadas em ciclos, resultando na formulação de diretrizes, ferramentas de apoio e planos de implementação.


O Projeto Construa Brasil, abrangendo duas universidades nacionais, serviu como palco para estudos-pilotos denominados Células BIM. Os resultados inspiraram a formação de uma rede de Células BIM, disseminando as diretrizes em larga escala. Este movimento destaca a generalidade do protocolo de implementação BIM, orientando uma transformação baseada em evidências para as decisões acadêmicas.


Estes estudos-pilotos não apenas quebram barreiras na formação profissional, mas também lançam luz sobre o potencial transformador do BIM no contexto educacional. Mesmo que a introdução de competências BIM na formação tenha tido escopo restrito, os impactos na maturidade BIM curricular são significativos.


Convidamos todos os interessados a explorar a leitura deste artigo, tendo acesso aos detalhes da implementação bem-sucedida do BIM no contexto educacional. Este é um dos passos para preparar os profissionais do futuro, capacitando-os com as competências necessárias para enfrentar os desafios complexos do setor. O Projeto Construa Brasil e a Rede de Células BIM da ANTAC estão pavimentando o caminho para elevar o padrão da formação de profissionais no Brasil.


Clique aqui para ler.

bottom of page