top of page

Solibri na análise de projetos de Habitação de Interesse Social é tema de webinar conjunto do BFB


Crédito: Divulgação


Na tarde do dia 10, foi realizado mais um webinar conjunto do BIM Fórum Brasil, abordando como a Sondotécnica e a CADTEC criaram processos de checagem automatizada desenvolvidos dentro do Solibri, para aumentar a produtividade nas análises de modelos BIM para Habitação de Interesse Social (HIS), em atenção ao Decreto 59.885/20. Com mediação do conselheiro administrativo do BFB, Gustavo Carezzato, foram convidadas as arquitetas Ana Carolina Contaldi e Aline Prado, da Sondotécnica, e os especialistas em BIM da CADTEC, David Oliveira e André Andreotti.

O Decreto Municipal em questão estabelece parâmetros e requisitos específicos para empreendimentos de HIS, sendo importante para a análise dos projetos. A Sondotécnica, em parceria com a CADTEC, tem colaborado com a Secretaria Municipal de Habitação, utilizando arquivos IFC para modelagem e análise. Nesse contexto, Ana Carolina ressaltou a importância de seguir as diretrizes do decreto, pois servem como base para a análise e o gerenciamento eficaz dos projetos.

A colaboração entre as duas empresas se concentra na análise técnica, com o objetivo de garantir a qualidade do modelo BIM em relação à geometria e às informações. Aline Prado compartilhou que, antes da parceria, essa verificação era feita manualmente, demandando muito tempo e esforço. Os objetivos da colaboração incluíam a automação da análise técnica, aumento da produtividade e garantia de confiabilidade sobre o modelo IFC validado.

David Oliveira destacou a abordagem diversificada adotada para criar regras que abordassem mais de 60% dos tópicos do decreto. Utilizando a integração do Solibri com o Excel, foram implementadas regras e classificações para direcionar áreas não computáveis para HIS. André Andreotti demonstrou que essa integração facilita o envio e retorno de informações.

Durante as apresentações, também foram apresentadas oito regras que abordaram diferentes aspectos de checagem e os resultados alcançados, dentre os quais o ganho de tempo, a confiabilidade e a praticidade para os projetistas e analistas.

Finalizando, Carezzato parabenizou o trabalho das equipes, ressaltando que a adequação da modelagem é essencial para efetuar as devidas verificações. Além disso, reconheceu o impacto positivo dessa iniciativa na Estratégia BIM BR e na promoção de padrões neutros de interoperabilidade no mercado.

O webinar proporcionou uma visão clara das inovações e avanços na aplicação do BIM para Habitação de Interesse Social, demonstrando o potencial transformador dessa tecnologia no setor da construção civil.

Para assistir a íntegra do webinar, clique aqui









bottom of page