top of page

Sondotécnica é bicampeã do Prêmio InovaInfra

*As informações e conteúdos apresentados a seguir são de responsabilidade do associado e não necessariamente correspondem à opinião do BFB.


Exemplo de imagem resultante do levantamento com escâner cinemático realizado para apoiar as obras de intervenção na favela de Paraisópolis (SP)

Créditos: Acervo Sondotécnica


O projeto “Inovação para laudo de avaliação de moradias em favela”, desenvolvido pela Sondotécnica, venceu o Prêmio InovaInfra - Inovação na Engenharia e Infraestrutura 2023, realizado pela revista O Empreiteiro, que reconhece soluções inovadoras aplicadas em empreendimentos de infraestrutura. Essa é a segunda vez que a Sondotécnica ganha este reconhecimento. Em 2022, o projeto “Aplicação de GIS em Concessões Rodoviárias” também levou a premiação.


O trabalho eleito este ano foi desenvolvido em parceria com o Construtivo e a CPE Tecnologia para aprimorar o processo de elaboração dos Laudos de Avaliação de moradias a serem removidas em Paraisópolis, uma das maiores favelas da cidade de São Paulo, com o intuito de viabilizar a obra de saneamento do Córrego Antonico.

Por meio de levantamentos feitos com escâneres cinemáticos para geração de nuvens de pontos e com aplicativo instalado em smartphone ou tablet para captura e vetorização dos elementos construídos in loco, foi possível realizar, de forma rápida e precisa, o levantamento das plantas, com especificação de padrão construtivo e materiais utilizados em cada uma das moradias.


“Estamos sempre em busca de soluções inovadoras e, dessa vez, mudanças nos processos comprovaram de que a tecnologia pode e deve ser utilizada para apoiar processos de redução das desigualdades sociais, possibilitando a melhoria da habitação em áreas urbanas de interesse social”, ressalta a gerente de BIM e Inovação da Sondotécnica, Stefania Dimitrov.

Comments


bottom of page