top of page

Transformação digital e práticas BIM foram temas de debates no Roadshow BFB


Crédito: divulgação


No último dia 19, Recife foi palco da primeira edição de 2024 do ROADSHOW BFB, evento que reuniu profissionais e especialistas do setor AEC para discutir os avanços e desafios relacionados à implementação do BIM para a transformação digital e seus usos práticos em diferentes contextos.


Na programação, Fernando Almeida, do gabinete de projetos especiais da Prefeitura de Recife, abordou os desafios inerentes à gestão da informação no setor público, ressaltando que a adoção do BIM como catalisador para essa transformação demanda dedicação e perseverança, sublinhando a relevância da aplicação das lições aprendidas ao longo do processo.


Em outro momento, Carla Barroso, gerente de projetos da Moura Dubeux, e Paula Santos, da ACLF Empreendimentos, compartilharam a experiência das empresas na implantação do BIM e suas práticas. Dâmaris Tavares, da Autarquia de Urbanização do Recife (URB), também levou a linha do tempo, trajetória e cenário atual da utilização do BIM na instituição.


Por sua vez, Emmanoel Neri, da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), debateu sobre o tema “Ambiente Comum de Dados: Prática Recomendada 1015", levando informações sobre a aplicação dessa prática conforme a norma ABNT NBR ISSO 19650.


A reflexão sobre a transformação digital na construção civil, investigando a adoção de tecnologias e seus impactos no desempenho e sustentabilidade da indústria pernambucana, foi a abordagem de Andreza Pyrrho, do SENAI PE, enquanto Cristiana Griz, da UFPE, falou sobre maturidade BIM, mostrando as iniciativas da universidade frente ao uso desta metodologia. 


Para encerrar o evento, Ricardo Freitas, representante da onBIM Technology, ampliou a discussão sobre os desafios associados ao BIM e apresentou estratégias para enfrentá-los. O especialista em BIM ressaltou que a implementação eficaz do BIM nos setores público e privado requer uma abordagem abrangente e colaborativa. “É preciso uma mudança cultural dentro das organizações, promovendo uma mentalidade voltada para a colaboração, o compartilhamento de informações e a adoção de práticas de gestão de dados eficientes”, concluiu. 


Com o auditório cheio, o Roadshow BFB, edição Recife, foi um sucesso. O evento foi uma oportunidade de intercâmbio de conhecimentos e experiências, permitindo aos profissionais do setor AEC se atualizarem sobre o panorama do BIM.



 


Comentários


bottom of page