top of page

Uma agenda para o futuro da Construção Civil


Créditos: Divulgação/BFB


O BIM Fórum Brasil, em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) e a Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura (ASBEA), assinou mais um capítulo da sua missão de desenvolver a Estratégia BIM BR, com a elaboração da Proposta de Agenda para a Modernização da Construção Civil, documento entregue à equipe de transição do Governo Federal, em dezembro de 2022, para subsidiar futuras tomadas de decisão em relação à modernização do setor.


Além de apresentar o atual cenário da Construção Civil, justificando a necessidade de disseminação do BIM como uma das estratégias fundamentais para incluir o setor na indústria 4.0, o documento traz uma série de sugestões de ações conjuntas para o alcance dos resultados esperados, ressaltando a importância de políticas públicas que incentivem e acelerem essa transformação digital.


A elaboração de um plano nacional de sensibilização ao uso do BIM, a divulgação de instrumentos de apoio a este uso, a criação de condições que viabilizem o investimento público e privado em BIM e o estímulo à capacitação para a efetiva utilização desta metodologia são algumas das propostas apresentadas, as quais visam garantir os objetivos de difusão, fomento e desenvolvimento do BIM no Brasil.


“É preciso que haja a estruturação de uma política de estado voltada para a temática do BIM. A Construção Civil é um setor estratégico para o desenvolvimento econômico do nosso País e o BIM é uma das ferramentas que promove melhores formas de trabalho e melhores resultados para este setor, mantendo-o ativo e pujante. Precisamos unir esforços para a disseminação desta metodologia”, afirma Rodrigo Koerich, presidente do BIM Fórum Brasil.


Juntos somos mais fortes


À época endereçado ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, então chefe da equipe de transição de Governo, o documento também está sendo entregue aos demais órgãos que podem participar desta agenda propositiva, visando a criar uma rede de apoio e difusão do BIM.


Assim, no dia 23 de maio, durante o BIM Fórum Conference, foi a vez de realizar a entrega oficial do documento à engenheira Michelle Maura Ribeiro, representante do Ministério dos Transportes e especialista em BIM. Recebido com entusiasmo, no último dia 30 ela replicou essa entrega a Jorge Bastos, presidente da Infra S.A., empresa pública de prestação de serviços para a infraestrutura de transportes. “É uma honra levar essa proposta de agenda do BIM Fórum Brasil, pois o documento apresenta ações que vão modernizar o setor da construção no país”, ressaltou ela.


Ao longo do ano, o BIM Fórum Brasil continuará buscando parceiros que façam a Proposta de Agenda para a Modernização da Construção Civil sair do papel para cumprir seu objetivo de expandir o cenário de transformação digital na Construção Civil, criando um setor forte, com processos práticos, rápidos e eficientes e, assim, cumprindo sua missão de fortalecer a economia e proporcionar desenvolvimento social.

Comentarios


bottom of page