top of page

Webinar aborda o alinhamento da ABNT NBR 15965 com a tabela de insumos do Sinapi


Créditos: BFB


No último dia 28, o BIM Fórum Brasil realizou mais um webinar conjunto, desta vez com a Caixa Econômica Federal, que apresentou o trabalho realizado de análise da ABNT NBR 15965 para alinhamento ao Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi).

Iniciando os trabalhos, o conselheiro consultivo do BFB, Rafael Fernandes, que fez a moderação do webinar, elogiou a iniciativa da Caixa, afirmando que essa correspondência da Norma com o Sinapi ajuda a melhorar os projetos, principalmente em relação à captação de informações para uma gestão de custos efetiva.


Na sequência, representantes da equipe Sinapi/Caixa traçaram um panorama geral da ABNT NBR 15965, mostraram a metodologia utilizada para desenvolver essa correspondência e sua aplicação em relação às macro classes que compõem o Sinapi: equipamentos, materiais e mão de obra.

Da equipe Sinapi/Caixa participaram: o gerente executivo, Arnaldo Gustavo Lopes; a coordenadora de Projetos Matriz, Isabela Lages; a engenheira civil, Daniele Ramos, e o assistente executivo, Roger Pastoris,. Além deles, o coordenador da Comissão de Estudos Especiais 134 da ABNT, João Gaspar, e a especialista em orçamentação e proprietária da Tríade Engenharia de Custos, Rosângela Castanheira, reforçaram o debate.

Ao final das apresentações, os participantes puderam fazer perguntas e expor seus pontos de vista, com importantes argumentações trazidas pela professora Rosângela e por Gaspar. A íntegra do webinar está disponível no Canal do YouTube do BIM Fórum Brasil. Acesse aqui.

bottom of page