top of page

Webinar conjunto BFB e CADTEC destaca integração e análise automatizada de modelos BIM via openCDE

Atualizado: 13 de nov. de 2023


Crédito: Divulgação


Na tarde de ontem (09.11), o BIM Fórum Brasil e a CADTEC promoveram um webinar sobre análise automatizada de modelos BIM integrada via openCDE, com ênfase nas ferramentas Solibri e Catenda Hub. Com moderação do conselheiro do BFB, Rafael Fernandes, foi um momento para conferir como os softwares de modelagem trazem ganhos frente aos processos tradicionais CAD.

Iniciando as apresentações, Fabiana Karenina, arquiteta especialista em BIM da Tectura, elencou as características e funcionalidades do Catenda Hub, destacando a integração com o Solibri. Ela demonstrou a utilização da ferramenta em tempo real, deixando claro como o Catenda proporciona rapidez e facilidade na compreensão do andamento do projeto.

O software oferece resumos dos modelos cadastrados, aprovações, coleções e notificações, tornando todas as informações do projeto acessíveis. Karenina enfatizou a importância do Common Data Environment (CDE) como meio para viabilizar a colaboração efetiva no processo BIM, reunindo todos os envolvidos em um único espaço de comunicação e integração.

Na sequência, David de Oliveira, diretor da CADTEC, complementou a apresentação, exemplificando a integração dos modelos dentro do CDE, utilizando o Solibri como software de compatibilização BIM. Ao destacar os diferenciais do Solibri, principalmente sua abordagem automatizada, também explicou que as análises são conduzidas por conjuntos de regras, garantindo consistência e qualidade nas verificações, de forma ágil.

“Sem dúvida, o processo de checagem automatizada é o grande diferencial do Solibri, baseado em regras criadas a partir de templates, permitindo verificar interferências, distâncias, recursos, espaços, comparação de modelos e mais”, ressaltou Oliveira.

Para fechar o webinar, a integração das plataformas foi demonstrada ao vivo, com David criando análises no Solibri e Fabiana apresentando a recepção dessas demandas no Catenda. Rafael concluiu, destacando a relevância dessa integração, principalmente na agilidade proporcionada ao fluxo de trabalho, acrescentando que, para além da eficiência dos projetos, a utilização das ferramentas também significa uma mudança de paradigma que a integração BIM propicia no cenário atual.


Para conferir a íntegra do webinar, clique aqui




Comments


bottom of page